Amazonas
Ministro diz que governo espera licenciamento da BR-319 para “primeiros meses de 2026”
Renan Filho reforçou o compromisso do governo do Brasil com a pavimentação da BR-319, única ligação terrestre de Manaus com o restante do país.
“Nós fizemos um entendimento dentro do governo para avançar no licenciamento. A gente espera nos primeiros meses de 2026 ter o licenciamento do trecho do meio, para licitarmos e iniciarmos as obras”. A frase foi dita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ao falar sobre a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, no programa o”Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 10 de dezembro, onde ele destacou entregas, investimentos e ações articuladas para garantir mobilidade, integração regional e desenvolvimento econômico.
Renan Filho reforçou o compromisso do governo do Brasil com a pavimentação da BR-319, única ligação terrestre de Manaus com o restante do país. “A disposição do presidente Lula é pavimentar a BR-319 e garantir acesso ao povo do Amazonas por asfalto. Talvez Manaus seja a única cidade do mundo, com mais de 2 milhões de habitantes, que não tem acesso por asfalto”, destacou.
Segundo ele, a disposição do presidente Lula é pavimentar a BR-319 e garantir acesso ao povo do Amazonas por asfalto. O trecho central da BR, de cerca de 405 km ainda sem pavimentação, nunca foi licenciado por questões ambientais.
O ministro disse que houve avanço no diálogo com os órgãos ambientais e com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). “Nós fizemos um entendimento dentro do governo para avançar no licenciamento. A gente espera nos primeiros meses de 2026 ter o licenciamento do trecho do meio, para licitarmos e iniciarmos as obras”, disse.
Segundo Renan Filho, o Ministério dos Transportes já entregou a ponte sobre o rio Curuçá, entre os municípios amazonenses de Castanho e Careiro da Várzea, e entregará, em fevereiro, a ponte de Autaz Mirim. Além disso, 50 quilômetros já estão recebendo pavimentação após anos sem obras estruturantes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário