Conecte-se conosco

Amazonas

Manaus se mantém entre os cinco municípios com maior participação no PIB do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Em 2002, 13 grandes concentrações urbanas apresentavam PIB per capita maior que a média nacional. À exceção de Brasília/DF e Manaus/AM, as demais se encontravam nas Regiões Sudeste e Sul.

Manaus se manteve entre os cinco municípios com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano.

Em 2021, 11 municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 16,6% da população brasileira, enquanto as 87 cidades com os maiores PIBs representavam, aproximadamente, 50% do PIB total e 36,7% da população do país. Em 2002, apenas quatro municípios somados representavam cerca de ¼ da economia nacional.

Os municípios que responderam por cerca de 25% do PIB em 2021 foram: São Paulo (SP), com 9,2%; Rio de Janeiro (RJ), 4,0%; Brasília (DF), 3,2%; Belo Horizonte (MG), 1,2%; Manaus (AM), 1,1%; Curitiba (PR), 1,1%; Osasco (SP), 1,0%; Maricá (RJ), 1,0%; Porto Alegre (RS), 0,9%; Guarulhos (SP), 0,9% e Fortaleza (CE), 0,8%. Entre 2002 e 2021, Manaus (AM) subiu da sétima posição para a quinta.

Em 2002, 13 grandes concentrações urbanas apresentavam PIB per capita maior que a média nacional. À exceção de Brasília/DF e Manaus/AM, as demais se encontravam nas Regiões Sudeste e Sul. Já em 2021 o número de grandes concentrações urbanas com razão acima de 1,0 foi de 14, com a inclusão de Cuiabá/MT.

O IBGE aponta que o longo dos últimos anos, a economia brasileira tem se mostrado menos concentrada, com grandes cidades perdendo importância no Produto Interno Bruto (PIB, todos os bens e serviços produzidos no país). Essa constatação é revelada pelo estudo PIB dos Municípios, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao perfil econômico dos municípios, a principal atividade em 43,2% (2 409 municípios) deles foi Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social. No Amazonas, Roraima, Amapá e Paraíba esse percentual ultrapassou 90,0%.

Algumas das grandes concentrações urbanas do Nordeste e uma do Norte, que já possuíam razão do PIB per capita inferior a 1,0 em 2002, distanciaram-se da média nacional ao longo do período, com destaque para Aracaju/SE, Natal/RN e Salvador/BA na Grande Região Nordeste, Goiânia/GO na Grande Região Centro Oeste e Belém/PA na Grande Região Norte.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 7 =