Conecte-se conosco

Amazonas

Pré-candidatos a prefeito de Manaus ignoram coronavírus e vão a manifestação

Apesar das orientações do MS, para que as pessoas evitem grandes aglomerações, os pré-candidatos estiveram próximos a eleitores e até esbarraram e cumprimentaram alguns.

Pelo menos três pré-candidatos a prefeito de Manaus descumpriram as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e incentivaram e participaram da manifestação pró-governo do presidente Jair Bolsonaro, que aglomerou centenas de pessoas no Parque Ponta Negra, na zona oeste da cidade, no último domingo: Romero Reis, (Novo) Chico Preto (DC), Alberto Neto (Republicanos) e Delegado Péricles Carvalho (Sem partido).

Pré-candidato Romero Reis, na manifestação na Ponta Negra (Reprodução/Facebook)

Pré-candidato Alberto Neto na manifestação, na Ponta Negra (Reprodução/Facebook)

Pré-candidato Delegado Péricles na manifestação na Ponta Negra (Reprodução/Facebook)

Pré-candidato Chico Preto, ao lado de manifestantes, na Ponta Negra (Reprodução/Facebook)

No último domingo, os manifestantes pró-governo se reuniram no Anfiteatro da Ponta Negra. Além do Anfiteatro da Ponta Negra, os manifestantes se concentraram também na Avenida das Torres e outros pontos da cidade, mas foi concentrada na Ponta Negra e na Avenida das Torres.

Os pré-candidatos publicaram em suas redes sociais imagens deles e apoiados, juntos, na manifestação. Na região da Avenida Boulevard Álvaro Maia, alguns manifestantes gritaram que o novo coronavírus (Covid-19) “não existe” e que é “uma invenção”.

Apesar das orientações do MS, para que as pessoas evitem grandes aglomerações, os pré-candidatos estiveram próximos a eleitores e até esbarraram e cumprimentaram alguns. Nenhum dos políticos apresentou sintomas de coronavírus. A autoridade de saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

As medidas gerais válidas, desde a última sexta-feira, a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da próxima semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − oito =