Amazonas
Mais de 45 mil pessoas passaram no pier turístico de Manaus em 12 meses, informa Prefeitura
Píer turístico completa 1 ano e se consolida como rota de embarque e desembarque da prefeitura para atrativos naturais na Amazônia

A Prefeitura de Manaus (PMM) informou que, em 12 meses, o píer turístico, integrado ao mirante Lúcia Almeida, no início da avenida 7 de Setembro, no Centro da cidade, foi usado por mais de 45 mil pessoas que passaram pelo local, especialmente visitantes, turistas locais e moradores em busca de passeios e de uma imersão na natureza. O Manaus 355 é uma obra do programa “Nosso Centro”.
Segundo a PMM, desde a inauguração, o espaço já recebeu mais de 370 empresas de operação e 28 mil pessoas utilizaram o local para embarque e desembarque em rotas turísticas.
O píer turístico tem projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), sendo uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais. Todos os dias há embarcações saindo do espaço rumo a uma imersão na Amazônia, incluindo um passeio pela orla de Manaus; mergulho com botos cor-de-rosa; visita a criadouro de pirarucu; feiras de artesanato; ida ao Encontro das Águas; almoço em flutuante; passeio em pontes suspensas pela mata alagada, com direito a conhecer a vitória-régia e a árvore da vida, a gigantesca Samaúma; finalizando com uma experiência de visitação a uma tribo indígena.
O tour de barco é um dos passeios mais clássicos da Amazônia, passando por símbolos turísticos universais, nado com os lendários botos e avistamento de animais como um bicho-preguiça. A rota dura entre 5 e 7 horas, feito com uma lancha coberta do tipo rápida, com grupos que variam de 25 pessoas a 70 pessoas.
A visitação é uma imersão intensa na terra de ancestralidade, crenças e tradições dos povos originários, com contemplação da fauna, flora e aventuras pela gastronomia e por hábitos regionais.
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que, com o píer, a prefeitura passou a oferecer uma infraestrutura adequada às operações turísticas, passando por rios e igarapés. “Se passaram 117 anos para que se fizesse, depois dos ingleses, a maior obra pública portuária da cidade de Manaus. Isso é compromisso com Manaus, é compromisso com o nosso Centro, é compromisso com nosso turismo e com a Manaus que nós queremos. Uma capital muito melhor para se viver, trabalhar e amar”, disse o diretor-presidente.
A estrutura permite que barqueiros, proprietários de lanchas, jet skis e outros meios de transporte fluvial atraquem suas embarcações com facilidade, tornando o mirante acessível também pelo rio Negro.
“O turismo fluvial é uma vocação natural da nossa cidade e o píer Manaus 355 fortalece ainda mais essa integração. O visitante pode chegar pelo rio, conhecer o mirante e seguir para outros pontos turísticos do centro histórico”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Jender Lobato.
Construído em um estaleiro, o píer turístico foi levado até o mirante pelas águas do rio Negro, tendo um atracadouro principal e três pontes. O atracadouro flutuante mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. A maior ponte tem 75 metros e 160 toneladas, e os outros dois flutuantes de apoio para a ligação do atracadouro tem as medidas de 18 metros por 12 metros, pesando 62 toneladas cada. A estrutura também conta com 14 poitas para ancoragem, subindo e descendo conforme a enchente e estiagem do rio Negro.
O píer faz parte do complexo do “Nosso Centro” para poder atrair todas as atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural e de cidade turística.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário