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Amazonas

Maioria no comércio do Amazonas teve vendas positivas no Dia das Mães, diz pesquisa Fecomercio

A estratégia usada pelos empresários para atrair os consumidores este ano foi apostar nas ofertas e nos descontos .

Pesquisa realizada pela Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), apontou que as vendas realizadas no período do Dia das Mães 2023 foram iguais ou superiores para 76% dos entrevistados; apenas 24% afirmaram que houve queda nas vendas, em comparação com a mesma data do ano passado.

O questionário foi aplicado em 102 empresas do comércio varejista, entre 15 e 19 de maio.

A estratégia usada pelos empresários para atrair os consumidores este ano foi apostar nas ofertas e nos descontos do preço do produto ou serviço, atrativo utilizado por 62% das empresas entrevistadas, confirmando o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, realizada pelo Ifpeam nos meses que antecederam o Dia das Mães, onde os consumidores informaram quais os principais critérios que os influenciam na hora da compra, destacando-se Promoções e Descontos (26%) e Preços (24%). Outros atrativos utilizados foram brindes e sorteios (25%), vendas parceladas sem juros (11%) e frete grátis (2%).

Das formas de pagamento, confirmando as preferências apontadas pelo Ifpeam na Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães, o cartão de crédito parcelado foi o meio mais utilizado pelos clientes, com 48% das respostas, seguido por pagamento à vista (41%), crediário/carnê da loja (6%) e cartão de crédito à vista (5%).

A sondagem também confirmou a pretensão de gastos com o presente apontada na pesquisa de intenção de compras, na qual o consumidor respondeu que pretenderia gastar entre R$ 101,00 a R$ 200,00. A média de gastos foi de R$ 209,05, o que não só confirma a pesquisa anterior, mas demonstra um aumento de 10% no valor que estavam dispostos a desembolsar.

Sobre contratação de mão de obra para atender a demanda, 23% das empresas entrevistadas responderam que houve contratação de até 3 funcionários, 3% dos entrevistados contrataram entre 3 e 10 funcionários e para 74% das empresas consultadas, não foram necessárias novas contratações.

A sondagem foi realizada com gerentes, proprietários e líderes de setores de venda das empresas varejistas situadas nos shoppings da cidade (36%), área central (34%) e comércio de bairro (24%), em todas as zonas de Manaus. Foram abordadas empresas de pequeno, médio e grande porte e microempresas.

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