Conecte-se conosco

Amazonas

Lula destaca soberania em inauguração de centro policial internacional contra o crime organizado na Amazônia

“Não precisamos de intervenções estrangeiras nem de ameaças à nossa soberania. Somos perfeitamente capazes de ser protagonistas das nossas próprias soluções. As palavras-chave são ação integrada e cooperação”, disse o presidente.

lula-destaca-soberania-em-inau

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a soberania brasileira no discurso durante a cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), nesta terça-feira (09/09), em Manaus. A unidade promete promover a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.

Na cerimônia, que teve a presença do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e da vice-presidente do Equador, Maria José Pinto, Lula disse que o CCPI representa um marco histórico na cooperação regional e na presença efetiva do Estado em áreas vulneráveis da floresta, que era a primeira vez na que tantos atores se reúniam= no mesmo espaço físico em torno de um objetivo comum e que “não precisamos de intervenções estrangeiras nem de ameaças à nossa soberania. Somos perfeitamente capazes de ser protagonistas das nossas próprias soluções. As palavras-chave são ação integrada e cooperação”.

O centro internacional vai trabalhar em conjunto também com organismos policiais internacionais como a Interpol e a Europol. Esse projeto se insere na lógica de compartilhamento de ações e responsabilidades de diferentes instituições no combate ao crime organizado. Essa lógica permeia o projeto de emenda constitucional conhecido como PEC da Segurança Pública, voltado ao combate ao crime em território nacional.

Lula disse que o CCPI “será um ambiente de intercâmbio diário de experiências e de compartilhamento da inteligência. Será um polo de investigações e operações conjuntas com o respaldo da tecnologia de ponta. Esse espírito de articulação é o que tem inspirado nossas políticas nacionais”.

O ministro da Justiça e Segurança pública,Ricardo Lewandowski destacou que o crime organizado transnacional deve ser encarado como uma das principais ameaças à soberania dos países. Segundo ele, a criminalidade organizada também integra a lista de “nós geopolíticos” que exigem cooperação internacional para serem combatidas, entre os desafios globais contemporâneos, como o aquecimento global, guerras regionais e crises sanitárias.

“O crime organizado transnacional é hoje um fenômeno abrangente, global, e afeta profundamente a soberania dos países. Por isso, o combate não pode ser apenas local ou nacional, mas precisa ser integrado e contar com a colaboração entre diferentes nações contra essa verdadeira praga internacional”, afirmou.

Tarde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha na tarde desta terça-feira, 9 de setembro, em Manaus (AM), o lançamento das obras de interligação das infovias do programa Norte Conectado e a entrega da obra do cabo subfluvial da Infovia 04. Trata-se de um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia. O ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e outras autoridades participam do evento.

Com investimentos de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC, o Norte Conectado atende 70 municípios de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Um benefício direto para 10 milhões de pessoas e a garantia de preservação de até 68 milhões de árvores. O programa expande a infraestrutura de comunicações na Amazônia por meio da instalação de 12 mil km de cabos de fibra óptica submersos em rios. A iniciativa garante conectividade nas áreas da educação, saúde, pesquisa, defesa e Justiça.

Durante a cerimônia, o presidente e o ministro acompanham, a bordo da balsa responsável pela obra, o lançamento do cabo subfluvial de fibra óptica no leito do Rio Negro. Cada infovia é composta por cabos com 24 pares de fibras ópticas, cada par capaz de transmitir até 4 Tb/s, suficiente para trafegar simultaneamente cerca de 200 mil vídeos em alta definição.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 7 =