Conecte-se conosco

Amazonas

Instituto de Meteorologia emite alerta de perigo com chuvas intensas na região de Manaus

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, na região de Manaus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo iniciando nesta quinta-feira (16/02), com precipitação de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou ou 50 e 100 milímetros no dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, na região de Manaus.

O alerta diz que, em caso de rajadas de vento as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

As áreas afetadas pelo alerta incluem o Nordeste Paraense, Leste Maranhense, Marajó, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Oeste Maranhense, Norte do Amapá, Centro Amazonense, Metropolitana de Belém, Norte Mato-grossense, Sul Amazonense, Centro Maranhense, Norte Amazonense, Norte Piauiense, Sul de Roraima, Sul do Amapá, Leste Rondoniense, Sudeste Paraense.

A previsão é que a chuva que cai em Manaus, desde o início da manhã, permaneça até a noite. Para a Região Norte podem ocorrer volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte da região, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e sudeste do Tocantins. No norte do Amazonas, centro-sul de Roraima, nordeste do Pará e oeste de Tocantins, os acumulados de chuva ficarão abaixo de 60 mm.

Em janeiro deste ano, os maiores acumulados de chuva ficaram concentrados em grande parte do Brasil, considerando uma faixa desde o noroeste da Região Norte até o leste das regiões Sudeste e Sul, passando pela parte central do País. Os acumulados ocorreram, principalmente, devido à presença de canal de umidade, além da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − três =