Conecte-se conosco

Amazonas

Instituição de referência em hanseníase no Amazonas suspende cirurgias por falta de estrutura e pessoal

Portaria diz que instituição aguarda investimentos do governo para revitalizar toda a sua estrutura, a fim de atender aos requisitos legais da nova tipologia.

Em Portaria publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), o presidente da Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuham), Ronaldo Derzy Amazonas, determinou, que desde o dia 14 de março, as avaliações cirúrgicas procedentes do ambulatório da instituição, sejam encaminhadas ao Sistema Regulador do Sistema Único de Saúde (Sisreg) e que vai manter apenas as avaliações cirúrgicas dos casos em segmento por cincos anos dos pacientes operados.

A Portaria considera a inadequada capacidade instalada, déficit na infraestrutura, redução de pessoal, e “que para o andamento e conclusão do processo de transição de ambulatório para hospital, teremos que construir o Hospital Dia Dr. Luiz Cláudio Dias e revitalizar toda a estrutura da Fuham, a fim de atender aos requisitos legais da nova tipologia para o que a gestão está aguardando investimentos do governo”.

A Portaria foi publicada no dia 14/03 e informa que estão inativadas todas as salas e ambientes do centro cirúrgico, voltadas para realização de quaisquer procedimentos inerentes às cirurgias, até que as reformas e adequações físicas demandadas pela FVS (Fundação de Vigilância Sanitária) estejam concluídas. E que mantém dentro da capacidade física existente, somente a coleta das biópsias dos pacientes da Fuham.

Os demais pacientes que procurarem pelos serviços, terão de procurar outras unidades. “Se necessário, encaminhá-los via Sisteg, até o término das adaptações a serem realizadas no Centro Cirúrgico; suspender, no SISREG, as consultas de pequenas cirurgias (Dermatologia Geral), a partir do dia 23/03/2022”, diz a Portaria.

O 18 Horas tentou ouvir a Secretaria de Estado de Saúde e a Fuham, sem sucesso.

A Fuham é um centro de referência estadual, nacional e internacional nas áreas de hanseníase, dermatologia tropical e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Tem como finalidade realizar ações de prevenção e atendimento a pacientes de Hanseníase e à população em geral que busca assistência em dermatologia clínica, IST/HIV/Aids e cirurgias dermatológicas, com atendimento a pacientes com câncer de pele. Atua ainda nas áreas de ensino e pesquisa, com cursos e treinamentos, estágios, com o Programa de Residência Médica em Dermatologia, além do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia (Universidade do Estado do Amazonas/Fuham).

A instituição é coordenadora das ações do controle de Hanseníase no Estado do Amazonas. Sua missão é prestar assistência à população e desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, como Centro de Referência nas áreas de Hanseníase, Dermatologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids e Hepatites Virais.

Instituição de referência em DST/Aids e hanseníase do Amazonas “pede socorro”