Conecte-se conosco

Amazonas

Imagens do Ibama mostram destruição causada por garimpo em rio com ‘majestosa’ cachoeira no Amazonas

A operação do Ibama na região, que não teve o local informado, usou dois helicópteros e provocou a fuga dos garimpeiros.

Um vídeo postado pelo superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Araújo, no próprio Instagram, mostram os estragos que o garimpo ilegal causou em um rio com belas corredeiras no interior do Estado.

Nas imagens é possível observar que a atividade tornou turvas as águas de “uma majestosa cachoeira” e a existência de uma draga no meio de um rio assoreado pelo garimpo, cuja atividade provocou a formação de diversas ilhas formadas pela deposição do material retirado das margens e do leito do rio, com grande impacto na fauna aquática e contaminação dos peixes por mercúrio.

A operação do Ibama na região, que não teve o local informado, usou dois helicópteros e provocou a fuga dos garimpeiros. “O garimpo ilegal é capaz de destruir lindas paisagens naturais que poderiam ser objeto do turismo ecológico. O Garimpo ilegal prejudica a economia, a sociedade e o meio ambiente, atrasando o desenvolvimento da Amazônia”, disse Joel Araújo. “Um ambiente tão bonito, infelizmente sendo degradado pela criminalidade ambiental”, acrescentou.

Desde a semana passada, o Ibama está realizando operação no interior do amazonas, com destruição de draga de garimpeiros em área protegida. A destruição de bens é procedimento com respaldo legal do Decreto 6514/08 e, de acordo com o órgão, se faz necessário para evitar a continuidade do dano ambiental em áreas remotas, de difícil acesso e riscos iminentes de atentado à vida dos agentes públicos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 2 =