Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas confirma primeiro caso de paciente com coronavírus no Estado

De acordo com a FVS, a paciente apresenta quadro estável com pouco sintomas, sem febre e está em isolamento domiciliar, sendo monitorada.

Rio de Janeiro – A Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, o Procon Carioca e o Procon Estadual participam da Blitz Nacional dos Aeroportos, no aeroporto Santos Dumont. A inspeção foi convocada pelo Conselho Federal da Ordem com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que dispõe sobre as condições gerais de transporte aéreo, incluindo o despacho de bagagem.

O governo do Amazonas anunciou, na tarde desta sexta-feira, o primeiro caso confirmado de novo coronavírus no Estado. A informação foi dada pela diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, e foi identificado precocemente. A paciente é uma mulher de 39 anos que esteve em Londres, no último dia 11 e, no dia 12, procurou um hospital privado, apresentando os sintomas da doença.

De acordo com a FVS, a paciente apresenta quadro estável com pouco sintomas, sem febre e está em isolamento domiciliar, sendo monitorada.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (13) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 98 casos. O balanço, divulgado às 16h, ainda não incluía o caso do Amazonas.

Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

98 casos confirmados, eram 77 na quinta-feira
1.485 suspeitos
1.344 casos descartados

O Ministério da Saúde informou, ainda, que há casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). De acordo com a pasta, os casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Até então, o governo federal só tinha registro de casos de transmissão local, que é aquele que ocorre quando pessoas que viajaram ao exterior e foram infectadas passam o vírus para parentes e contatos próximos, possibilitando que os agentes localizem a origem da infecção.

Ainda nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19.

As pessoas com sintomas devem ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias. Na quinta-feira (12), a pasta anunciou que pessoas que tiverem contato com infectados pelo vírus também devem ser colocadas em isolamento, conforme recomendação médica.