Conecte-se conosco

Amazonas

HPS Platão Araújo recebe última câmara frigorífica para armazenar corpos de vítimas da Covid-19

Os Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e João Lúcio já tinham recebido a estrutura temporária pela SES-AM; câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros de Manaus também serão instaladas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) finalizou, na manhã desta segunda-feira (4), a instalação de câmaras frigoríficas nos três principais prontos-socorros de Manaus. O último a receber a estrutura provisória foi o Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, na zona leste da cidade. Antes dele, na quinta-feira (31/12), os HPS 28 de Agosto e João Lúcio já haviam recebido, cada um, uma câmara fria do mesmo tipo.

A secretaria, como forma preventiva, instalou as câmaras para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19. Paralelamente a isso, a SES-AM está reforçando a estrutura de atendimento no pós-óbito dos prontos-socorros da rede estadual, trabalhando na instalação de câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros de Manaus.

E na terça-feira (29/12), teve início o plantão de atendimento psicossocial nas unidades de saúde, com acompanhamento integral às famílias das pessoas internadas por Covid-19. Psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento das famílias, desde a comunicação do óbito até os trâmites funerários.

A força-tarefa é integrada por profissionais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com o Município, por meio do serviço SOS Funeral e da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), e com as empresas funerárias. Também participam a Casa Civil e Casa Militar do governo do Amazonas.

O objetivo é agilizar os procedimentos e facilitar os trâmites funerários para as famílias. O grupo atua, também, na condução e orientação acerca do manejo adequado, identificação de corpos e demais procedimentos relacionados ao óbito por Covid-19, dentro e fora das unidades de saúde.