Conecte-se conosco

Amazonas

Homicídios têm aumento em Manaus no 1º trimestre de 2022, mostram dados oficiais do governo

A média é de 71 homicídios por mês, ou mais de dois por dias. Como os dados são preliminares, os números ainda podem aumentar, de acordo com a revisão que poderá ser feita pelas autoridades policiais.

Dados preliminares divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) mostram que Manaus já soma 213 homicídios nos três primeiros meses de 2022. A média é de 71 homicídios por mês, ou mais de dois por dias. Como os dados são preliminares, os números ainda podem aumentar, de acordo com a revisão que poderá ser feita pelas autoridades policiais.


De acordo com os dados da SSP, no primeiro trimestre do ano passado foram registrados 209 homicídios em Manaus, 5 a menos do que os registrados em 2022, no mesmo período.

Os dados oficiais no site da SSP mostram que o número de homicídios vem aumentando em Manaus, mesmo após o programa ‘Amazonas Mais Seguro’, lançado em julho do ano passado pelo governador Wilson Lima (UB), com investimentos de R$ 280 milhões que incluem a implantação de um sistema de câmeras inteligentes e concurso público para as forças de segurança com 2.525 vagas. Segundo o governo, entre julho e dezembro de 2021, as forças de segurança do Amazonas receberam mais de R$ 98 milhões em investimentos por meio do programa Amazonas Mais Seguro.

Os números da SSP confirmam o crescimento no número de homicídios em Manaus que já era apontado em janeiro deste ano, com crescimento de 45%, na comparação com janeiro de 2021. Foram 74 casos, contra 51 no ano passado.

Todos os dados revelam que o Amazonas está em sentido oposto aos índices nacionais que mostram uma queda de 4,7% nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020.

Violência

Execuções com tiros de fuzil, corpos esquartejados, roubos seguidos de mortes, colaboraram para que o Amazonas se tornasse em 2021 o estado brasileiro em que mais cresceram os registros de crimes violentos por 100 mil habitantes, com o aumento de 54% nas ocorrências superando o índice nacional.

O aumento de casos foi registrado no ano de 2021, em comparação com 2020, de acordo com dados divulgados pelo Monitor de Violência, elaborado pelo site G1, com informações fornecidas pelas instituições oficiais de segurança pública dos estados do Brasil.

Os índices mostram que no Amazonas, em 2020, foram registrados 1.019 crimes violentos de todas as naturezas. Em 2021, os números subiram para 1.571, referentes às ocorrências de homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados apontam que, no estado, o índice alcança 35,88 crimes por cem mil habitantes.

O percentual de aumento de crimes violentos no Amazonas supera o índice nacional em 2021 que ficou em 19,54% por 100 mil habitantes nas ocorrências totais de crimes violentos.

Número de homicídios no AM explode no 3º ano da gestão de Wilson Lima, mostram dados da SSP

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 + 13 =