Conecte-se conosco

Amazonas

Garçom ‘Firmeza’, que teve o apelido colocado por Amazonino Mendes, faz homenagem ao ex-governador

Valdir disse que o apelido foi dado por Amazonino, que reconheceu nele um trabalhador que ajudava a resolver as coisas.

Valdir Alves de Vasconcelos, conhecido como ‘Firmeza’, antigo garçom, que serviu a várias lideranças políticas do Estado, desde Gilberto Mestrinho, esteve na manhã desta quinta-feira (17/02) no Teatro Amazonas, em Manaus, para homenagear o ex-governador do Amazonas, que morreu no último domingo (12/02) e está sendo velado no local.

Valdir disse que o apelido foi dado por Amazonino, que reconheceu nele um trabalhador que ajudava a resolver as coisas. “Adorei, porque hoje é meu nome artístico até hoje”, afirmou.

De acordo com matéria no site Blog do Mário Adolfo, em 1993, o então prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, acabara de assumir o cargo e convidou ‘Firmeza’para ser o garçom de seu gabinete, ainda no Paço Municipal. Prestativo, camarada, bem humorado e divertido, ‘Firmeza’ já tinha sido garçom de Amazonino em seu primeiro mandato de prefeito (1983-1985) e no primeiro mandato de Governador do Estado ( 1987-1990).

Nesta quinta-feira, ‘Firmeza’ informou que hoje é agente administrativo e aguarda apenas o tempo de sua aposentadoria. Disse que foi ao funeral homenagear Amazonino, “que veio do beiradão, tinha pai pescador” e “foi a pessoa mais espetacular” que ele conheceu. “Amazonino foi o homem que mais ajudou gente no Amazonas. Outros só dão abracinho e vão embora”, declarou.

‘Firmeza’ foi garçom de Amazonino como prefeito e como governador do Estado. E serviu ao governador João Walter de Andrade – o terceiro chefe do Executivo nomeado pelo regime militar –; Gilberto Mestrinho, depois da democratização do país; Amazonino, Mendes; Arthur Virgílio (nos três mandatos de prefeito); e ao prefeito David Almeida.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − três =