Conecte-se conosco

Amazonas

FVS informa que não há registro da variante Ômicron confirmado no Amazonas

Segunda a fundação, a Fiocruz Amazônia ainda não confirmou nenhuma caso da nova variante que deixou as autoridades de saúde em alerta

Nova variante tem o poder de mutação maior que as demais cepas encontradas até o momento

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou, nesta segunda-feira (20/12), que nenhum caso de da variante Ômicron, do vírus Sars-CoV-2, foi confirmado no Estado.

“Até o momento, o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas as amostras positivas para sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus, não confirmou nenhum caso de Covid-19 pela nova variante Ômicrom”, informou a FVS em nota.

A FVS informou que o sequenciamento genômico é realizado nas amostras positivas por exame de RT-PCR detectáveis para o vírus Sars-CoV-2, de forma rotineira desde abril de 2020, e que não há escolha de cidade para investigação de nova variante. “Todas têm a mesma importância”.

A nota da FVS destacou as medidas de prevenção para a Covid-19 independentemente de suas variantes, como os demais vírus que circulam no Estado, neste período de maior transmissão: uso da máscara de proteção facial; manter a distância entre as pessoas; lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Aumento

O Amazonas registrou aumento no número de novos casos de Covid-19 em 25,74% nos primeiros 19 dias do mês de dezembro deste ano, se comparado com todo o mês de novembro. A dez dias do fim do ano, o estado já soma 2.711 novos casos, contra 2.156 novas infecções pelo vírus SarsCov-2 em novembro. Os dados constam nos boletins divulgados Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Na comparação com os primeiros 19 dias de dezembro com o mesmo período de novembro, o aumento foi de 127,24%. Do dia 1 ao dia 19 de novembro foram registrados 1.193 novos casos no mês passado.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + treze =