Conecte-se conosco

Amazonas

Familiares de Dom Phillips dizem que corpos foram encontrados; Univaja e Federal negam

Os dois desapareceram dentro da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, há mais de uma semana.

Indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês, Dom Phillips, foram mortos em Atalaia do Norte (AM).

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e a Polícia Federal negaram que corpos foram encontrados  na área onde se concentram as buscas pelo jornalista Don Phillips e o indigenista Bruno Pereira, no Amazonas. “Acabamos de confirmar com nossa equipe via telefone satelital que não encontraram nenhum corpo na área de busca”, informou em comunicado da Univaja à imprensa.


O jornal inglês The Guardian e o G1 informaram que a família de Dom Phillips disse que foi comunicada, na manhã desta segunda-feira, pelo embaixador brasileiro no Reino Unido, por telefone, que dois corpos foram encontrados no Vale do Javari, no Amazonas, onde o jornalista e o indigenista  Bruno Pereira desapareceram.

 “Ele disse que queria que soubéssemos que… eles encontraram dois corpos”, disse

Paul Sherwood, cunhado de Phillips. “Ele não descreveu o local e apenas disse que era na floresta tropical e disse que eles estavam amarrados a uma árvore e ainda não haviam sido identificados”, disse, ainda, Paul Sherwood, segundo o jornal. “Ele disse que quando estivesse claro, ou quando fosse possível, eles fariam uma identificação”, acrescentou Sherwood.

Os dois estão desaparecidos desde 5 de junho, quando foram vistos pela última vez no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, para onde se deslocariam em uma embarcação.

Inicialmente, o G1 informou que os corpos de Bruno e Dom teriam sido encontrados, segundo Alessandra Sampaio, esposa do jornalista britânico. Em seguida, disse que Alessandra foi avisada pela embaixada britânica e pela Polícia Federal sobre a localização de dois corpos, que estariam sendo periciados.

Marcus Farias Sampaio, irmão de Alessandra, confirmou a informação sobre a localização de dois corpos durante as buscas. Contudo, negou que eles tenham sido identificados.

“[Minha irmã] foi sinalizada por um amigo agora pela manhã que dois corpos foram encontrados, mas entendemos que ainda precisam ter a identificação”, relatou.

Em nota, o comitê de crise coordenado pela Polícia Federal descartou a informação inicial de que os corpos de Bruno e Dom teriam sido encontrados. Mas não se posicionou sobre a possível localização de dois corpos, que estariam sendo periciados.

“Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips (…). Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados”, disse o texto.

Amazônia é hoje uma das regiões mais perigosas do mundo, diz pesquisador