Conecte-se conosco

Amazonas

Família e colegas de Dom Philips buscam doações para financiar livro póstumo sobre Amazônia

A campanha de financiamento, no GoFundMe, precisa atingir US$ 27 mil até o final de junho para que a equipe consiga cumprir os prazos editorais.

Familiares, amigos e colegas de profissão do jornalista inglês Dom Philips , assasinado na Amazônia há um ano junto com o indigenista Bruno Pereira, reuniram-se em uma iniciativa para publicar o livro que ele escrevia quando morreu.

Jornalistas brasileiros e estrangeiros trabalham voluntariamente na obra intitulada “Como Salvar a Amazônia: Pergunte Àqueles Que Sabem” (tradução livre), e uma coleta de fundos está em andamento para custear despesas operacionais.

A campanha de financiamento, no GoFundMe, precisa atingir US$ 27 mil até o final de junho para que a equipe consiga cumprir os prazos editorais.

A viúva de Dom, Alessandra Sampaio, a irmã do jornalista, Sian, e uma equipe de colegas formaram um consórcio para a republicação do trabalho, guiando-se pelas partes já concluídas e apurações extensivas que ele deixou.

A equipe decidiu revisitar os locais visitados por Dom Philips, que queria retratar no livro, em primeira mão, o “front” da Amazônia sob a perspectiva de ativistas, lideranças indígenas e agentes da causa ambiental.

Essa revisão aumentou os custos da republicação, já que o consórcio terá que percorrer novamente os caminhos trilhados pelo repórter — muitos só acessíveis por helicópteros barcos e longas trilhas pela floresta.

Na apresentação da coleta de fundos online, o grupo diz:

“Dom acreditava ardentemente que uma cobertura de verdade dos assuntos mais importantes não poderia ser feita por telefone sentado em uma mesa com ar-condicionado a milhares de milhas de distância.

Ele gastou suas economias e deu sua vida por esta crença, encarando sem medo as corporações e indivíduos ricos que lucravam com a destruição da Amazônia.”

Não há valor mínimo para apoiar o projeto.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 3 =