Conecte-se conosco

Amazonas

Em meio à crise do IPI que atinge a Zona Franca, multinacional anuncia fábrica com 500 empregos em Minas Gerais

A planta fabril que será instalada em Minas é a terceira da empresa no Brasil.

A Midea, multinacional que fabrica eletrodomésticos, anunciou nesta quinta-feira (24/03) que vai abrir uma fábrica de refrigeradores no Brasil, com a expectativa de gerar 500 novos empregos diretos. E não será em Manaus, onde a empresa já fabrica aparelhos de ar-condicionado e micro-ondas, em conjunto com a Carrier. Os empregos serão gerados em em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais.

O anúncio foi confirmado em meio à indefinição sobre a retirada ou não dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM) da lista de bens de consumo que tiveram redução de alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o País. O Decreto do governo federal, reduz muito as vantagens das empresas de produzirem no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do evento de forma virtual e disse que a instalação da fábrica é prova de que os esforços para desburocratizar, atrair novos negócios e gerar empregos estão dando resultados. “A vinda de mais esta empresa de renome mostra o quanto estamos empenhados em atrair investimentos e gerar empregos”, afirmou o governador.

Cadeia de fornecedores

Além dos empregos diretos em Pouso Alegre, a fábrica da Midea também reforça as oportunidades de crescimento para toda a cadeia de fabricação de eletrodomésticos na região.

A Midea foi fundada em 1968, atualmente é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, presente em mais de 200 países com aproximadamente 150 mil colaboradores e está na lista das 500 maiores empresas do mundo pela Fortune Global 500 (2020). No Brasil, iniciou seus negócios como importadora e fortaleceu sua presença em 2011 através de uma Joint Venture com a Carrier.

Detentora das marcas Midea e Comfee, possui também o direito de uso da marca Toshiba-Lifestyle para eletrodomésticos e portáteis. A empresa oferece tecnologia de ponta em seus diferentes produtos de ar-condicionado e eletrodomésticos, levando eficiência energética, praticidade e conforto para ambientes residenciais e comerciais, contribuindo para o bem-estar das pessoas e a sustentabilidade do meio ambiente.

A planta fabril que será instalada em Minas é a terceira da empresa no Brasil. As outras estão em Manaus, no Amazonas, e em Canoas, no Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, a fábrica será voltada para produção de refrigeradores.

Empresas já suspendem novos projetos na ZFM com indefinição sobre IPI, diz presidente da Eletros

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 16 =