Conecte-se conosco

Amazonas

DNIT iniciou demolição do que restou de pontes que desabaram na BR-319/AM

A expectativa do DNIT é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que iniciou, na quinta-feira (15/12) os serviços para a demolição e remoção das estruturas de concreto das pontes que desabaram sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, na BR-319/AM (Manaus-Porto Velho), no município de Careiro da Várzea (AM).

De acordo com o DNIT, Foram assinados dois contratos, ambos com vigência até maio de 2024, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões. A expectativa do DNIT é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias para que seja iniciada a reconstrução das novas pontes nos quilômetros 23,1 e 24,6 da rodovia.

Nesta primeira etapa dos trabalhos, segundo o DNIT, as equipes da Autarquia estão atuando na execução dos caminhos de serviço para que as máquinas possam chegar até o local da demolição e remoção das estruturas de concreto.

O DNIT informou, ainda, que já trabalha na contratação emergencial das empresas que vão reconstruir as novas travessias. No caso da ponte sobre o rio Curuçá, o processo está na fase de contratação da empresa.

Para as obras de Autaz-Mirim o DNIT tem a expectativa de concluir a contratação emergencial e assinar o contrato com a empresa no início de 2023. A Autarquia ressalta que, de acordo com o artigo 75 da Lei nº 14.133/2021, o prazo para as obras contratadas de forma emergencial é de até um ano.

No dia 4 de novembro, o DNIT informou que a trafegabilidade da BR-319/AM foi restabelecida. No rio Curuçá a travessia acontece por balsa de forma gratuita para todos os usuários. A operação do serviço está a cargo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Uma passagem seca sobre o Autaz-Mirim garante a travessia de pedestres e veículos leves e pesados. A estrutura executada por técnicos do DNIT possui 30 metros de extensão.

O desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá, provocou a morte de três pessoas e ferimentos em 14, informou o Corpo de Bombeiros. Veículos afundaram no rio depois que a ponte despencou, no dia 28 de setembro.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =