Amazonas
Diário Oficial do Amazonas passa a publicar notícias de interesse do governo
Governo pode publicar informações no DOE, desde que não fira os princípios constitucionais da administração pública, diz presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AM.
A menos de um ano e meio das eleições gerais de 2022, a gestão do governador Wilson Lima passou a usar o Diário Oficial do Estado (DOE) para divulgar dados do interesse do governo. Desde o início da semana, as edições do DOE incluem press releases produzidos pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e outras secretarias, com fotografias e textos de divulgação.
A Imprensa Oficial do Estado mudou o layout do DOE para incluir os press releases publicitários do governo, que passaram a tomar até quatro páginas da publicação. A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é uma autarquia estadual com 128 anos . Foi criada no dia 31 de agosto de 1892, pela Lei Nº 01, e atualmente está vinculada à Casa Civil.
É o órgão responsável pela veiculação DOE, onde são publicadas leis, decretos, normas, resoluções e outros atos oficiais nos âmbitos do Estado, Municípios e Poder Judiciário, e também pela produção de serviços gráficos para secretarias, fundações e outros órgãos estaduais, inclusive para o Governo do Amazonas.
Segundo o presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), o advogado Carlos Santiago, o governo pode publicar informações no DOE, desde que não fira os princípios constitucionais da administração pública.
“Mas não custa nada lembrar que os princípios constitucionais da administração pública são: a legalidade, a transparência, a publicidade, a moralidade, a eficiência e a impessoalidade. Então, quando existir publicação com imagem repetida do governador, ele estará cometendo crime contra a administração pública. E aí cabe ao MP (Ministério Público) promover as medidas judiciais cabíveis”, disse.
A Imprensa Oficial disse que o novo layout do DOE com espaço para as notícias oficiais do governo faz parte de um “processo de modernização”. E que a inclusão dos press release “ não tem qualquer relação com processo eleitoral do próximo ano, pois trata-se de mais um canal de comunicação oficial” . E acrescenta que “não há qualquer impedimento legal para utilização deste canal como forma de divulgação de notícias sobre ações do governo”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário