Conecte-se conosco

Amazonas

Deputado estadual critica Governo Wilson Lima e diz que facções fazem o que bem entendem

Delegado Péricles relembrou das 24 horas de ataques de facções, em 2021, que cessaram por conta própria, sem auxílio do Governo Wilson Lima

Em 2021, Manaus viveu cenas de terror com ataques ordenados por membros de facção criminosa

Durante discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o deputado bolsonarista Delegado Péricles falou, nesta terça-feira (22/02), sobre a posição desfavorável do Amazonas, no pior índice de segurança e criticou o Governo do Amazonas por falta de gestão não área de segurança pública, sobretudo para conter facções criminosas.

“A gente pensava que não poderia acontecer, no Amazonas, o que acontece no Rio de Janeiro. Hoje, tem lugar do Amazonas em que se deve pedir autorização para entrar. Além disso, estão espalhadas por toda cidade, nos muros, de escolas, igrejas, as pichações das facções. Em qualquer lugar de Manaus encontramos isso”, apontou o Delegado Péricles.

“Não adianta o comandante da Polícia Militar (Vinicius Almeida), tentar viralizar um vídeo ‘Vou acabar com as facções’. Isso vira piada, para os líderes de facções. Eles fazem o que bem entendem hoje e o estado não dá uma resposta”, argumentou o deputado bolsonarista.

Força

Ainda sobre o assunto, o parlamentar relembrou que em 2021 as facções demonstraram força e poder no Amazonas. “Foram 65 atos terroristas, inclusive tocando fogo em ônibus, atirando em delegacia em apenas 24 horas. E eles só cessaram porque quiseram. Não teve nenhuma ação efetiva do Estado para impedir isso”, acrescentou.

Delegado Péricles relembrou ainda o ataque de criminosos ocorrido em frente ao Fórum Henoch Reis, no bairro Aleixo, zona centro-Sul “Atiraram recentemente numa viatura da Polícia Civil. Olha a ousadia dessas facções. Graças a Deus, os policiais que ali estavam não foram atingidos, mas mataram outros bandidos da outra facção. Nós estamos perdendo o controle”, informou.

Para ele, o governo precisa investir o recurso corretamente na segurança pública e agir com inteligência. “Hoje, o que nós todos estamos passando é uma insegurança. Principalmente aquelas pessoas que estão nos bairros e comunidades que se sentem inseguras por conta do que está ocorrendo no Amazonas”, disse o delegado.

Inteligência

Já o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) falha no uso da inteligência para o enfrentamento ao crime organizado. A declaração do parlamentar ocorre um dia após ser divulgado que o Amazonas foi o estado que teve o maior aumento percentual no índice de mortes violentas, com um crescimento de 54% de 2020 para 2021.

“O comandante da Polícia Militar (coronel Marcus Vinicius), tenho dele uma boa impressão, mas entendo que o vídeo que ele gravou foi além do que ele poderia prometer ao dizer que iria dizimar as organizações criminosas do tráfico. Isso daí nem o Rio de Janeiro conseguiu. Nós temos que ter calma, sensação de segurança para a população e, principalmente, inteligência, onde a Segurança Pública do nosso estado falha”, declarou.

O líder do PSB lembra ainda do envolvimento de servidores da segurança em crimes como tráfico e a prisão do então secretário adjunto de Inteligência Samir Freire, suspeito de usar estrutura pública em benefício próprio por meio de extorsão.

“A Segurança Pública precisa fazer uso da inteligência até por esses últimos acontecimentos que, de repente, ficaram adormecidos, esquecidos, e que dizem respeito com aquela ação do Gaeco, onde nunca mais se falou nada sobre aquilo, não se falou mais sobre o Guardião que foi apreendido”, avaliou Serafim.

Por fim, o líder da base governista na ALE, deputado bolsonarista Felipe Souza (Patriotas), disse que aos parlamentares que o Governo do Amazonas não tem se negado a fazer investimentos na área de segurança pública.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 14 =