Conecte-se conosco

Amazonas

CPI da Pandemia quer informações sobre venda do Hospital Delphina Aziz, em Manaus, para a Opy Health

O Hospital Delphina Aziz é uma Partceria Público Privada (PPP) entre o estado do Amazonas e a concessionária OZN Health.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) que investiga os gastos do governo na área de saúde durante a pandemia de Covid-19 e em gestões anteriores aprovou, por unanimidade, requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para informar sobre “a compra do Complexo Hospitalar Zona Norte Delphina Rinaldi Abdel Aziz pela empresa OPY Health”.

Este ano, a Opy Health assumiu a gestão não assistencial do Hospital Delphina Aziz, em Manaus. Todas as operações de manutenção, logística, limpeza, segurança, recepção, alimentação, lavandeira, digitalização e tecnologia do hospital passaram a ser realizadas pela OZN Health.

O Hospital Delphina Aziz é uma Parceria Público Privada (PPP) entre o estado do Amazonas e a concessionária OZN Health. O Hospital teve a sua construção e equipagem finalizada em 2015 e, desde então, está em operação, atendendo exclusivamente pelo SUS.

A concessão, adquirida 100% pela Opy Health, tem prazo de 20 anos (até 2033), podendo ser estendida por mais 15 anos. A parceria prevê que o estado preste os serviços assistenciais e a Opy Health se responsabilize por todo o investimento necessário e todos os demais serviços não médicos. O hospital é o maior da região norte do país e considerado uma referência pela qualidade de suas instalações e equipamentos.

Fundos

Dois fundos, a XP Investimentos (XPI) e o IG4 Capital, anunciaram nos últimos dias investimentos
pesados no setor hospitalar. Juntas, as aquisições feitas pelos fundos ultrapassam os R$ 400 milhões de reais. Os hospitais envolvidos foram o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte (MG), o Hospital Delphina Rinaldi AbdelAziz, em Manaus (AM) e o Centro Brasileiro
de Visão (CBV Hospital de Olhos), de Brasília (DF).

A Opy Health, braço de investimentos no setor de saúde da gestora de private equity, IG4Capital, adquiriu a gestão de dois hospitais, sendo um em Belo Horizonte e outro em Manaus. Segundo o site da IG4 Capital, a Opy Health, lançada recentemente, tem o objetivo de aportar capacidade de investimento, expansão e eficiência operacional e tecnológica para hospitais públicos e privados.

O IG4 destaca que Opy Health faz parte da incursão do IG4 no setor de saúde, através da aquisição do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro em Belo Horizonte (MG), o qual recebeu mais de R$ 220 milhões em investimentos, além da aquisição do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz em Manaus, com mais de 370 leitos.

Os dois hospitais juntos terão uma receita anual de 220 milhões de reais e margem Ebitda de cerca de 50%, segundo fontes consultadas pelo Money Times. O modelo de investimento da Opy Health segue exemplos do Reino Unido e Canadá, onde empresas privadas são donas e administram hospitais que prestam serviços ao sistema público.

A Opy será dona dos prédios dos hospitais, equipamentos médicos e fará todo o serviço administrativo do hospital, desde aquisição de medicamentos a serviços de segurança e lavanderia.