Conecte-se conosco

Amazonas

CPI da Pandemia marca depoimento de ex-secretário de Saúde do Amazonas para segunda-feira

A CPI marcou para sexta-feira os depoimentos do ex-secretário Executivo Susam, João Paulo Marques dos Santos, e do ex-secretário Executivo Adjunto do Fundo Estadual de Saúde (FES), Perseverando da Trindade Garcia Filho.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) que investiga gastos na área de Saúde, com foco no período da pandemia de Covid-19 (CPI da Pandemia), marcou para a próxima segunda-feira, às 14h, o depoimento do ex-secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, para falar sobre a compra ‘superfaturada’ de ventiladores pulmonares, por R$ 2,9 milhões, à FJAP e Cia Ltda., denunciada no período em que ele deixava o cargo e era substituído pela secretária Simone Papaiz.

A CPI também marcou para a próxima sexta-feira, às 10h, os depoimentos do ex-secretário Executivo da Secretaria de Saúde (Susam), João Paulo Marques dos Santos, e do ex-secretário Executivo Adjunto do Fundo Estadual de Saúde (FES), Perseverando da Trindade Garcia Filho.

A Comissão voltou a funcionar, nesta terça-feira, após o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Ari Jorge Moutinho da Costa, em Mandado de Segurança, suspender as decisões da juíza convocada Onilza Gerth e do desembargador Anselmo Chíxaro, que haviam suspendido a designação dos membros da CPI, em ações judiciais de deputados da base de apoio do governador Wilson Lima (PSC).

A meta da CPI, esta semana, é concluir a investigação sobre a compra dos ventiladores pulmonares e partir para a investigação de outros anos e gestões. A comissão informou que já “revelou graves fraudes e irregularidades na gestão da saúde do Amazonas”. Uma delas aponta fraude na aquisição de respiradores durante a pandemia no estado e apresentou acréscimo de R$ 496 mil na aquisição de aparelhos em apenas duas horas e 30 minutos. E outra verificou “valores absurdos na cobrança da empresa responsável pela execução de serviços na lavanderia do Hospital Nilton Lins”.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 12 =