Conecte-se conosco

Amazonas

CPI da Pandemia convoca assessora até então ‘desconhecida’ do governador Wilson Lima citada por ex-secretário executivo

Carla da Silva atuou na campanha eleitoral de Wilson Lima e faz assessoria de imagem e discurso para o governador.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) que investiga os gastos do Estado na área de saúde, com foco no período da pandemia de Covid-19 (CPI da Pandemia) decidiu convocar para depor uma pessoa identificada como Carla Pollake da Silva, até então desconhecida dos parlamentares, que foi citada no depoimento do ex-secretário executivo de Saúde João Paulo Marques como sendo a responsável pela apresentação, a ele, da nova secretária de Saúde do Estado, Simone Papaiz.

Pelo depoimento, a CPI considerou importante ouvir Carla da Silva, primeiramente identificada pelo deputado Wilker Barreto (Podemos) , com base em informação de um portal de notícias, como ‘marketeira’ do governador do Estado, Wilson Lima (PSC) e, depois, como assessora, pelo deputado Dr. Gomes (PSC), o único da base governista na Comissão.

O requerimento para ouvir Carla da Silva foi do deputado Serafim Correa (PSB), que, a partir do depoimento de João Paulo Marques, entendeu que ela tem poder no governo na área de saúde, “fez a vez de governadora” ao apresentar a secretária Simone Papais ao alto escalão da Susam, sem a presença do governador nem do vice-governado, em uma sala na Casa Civil, e pode ser um elo perdido “que traga luz para a comissão”.

A CPI quer saber se Carla da Silva tem algum pode de comando na Susam e o relacionamento dela com a secretária Simone Papaiz. E também com o governador Wilson Lima.

Em busca na internet, Carla Pollake da Silva aparece como Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2004) com experiência profissional em TV e acadêmica na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Santanna, entre outras.

Entre 2012 e 2014 foi gerente de Pesquisa e Análise de Conteúdo na TV Record SP, assumindo em 2014 a Gerência Nacional de Afiliadas. De 2016 a 2017 foi Gerente de Pesquisa e Análise de Conteúdo da TV A Crítica. Atualmente é sócio-fundadora da Escola de Comunicadores de SP (ECO) e dona da Pollake Producoes & Servicos Ltda.

Carla da Silva atuou na campanha eleitoral de Wilson Lima e faz assessoria de imagem e discurso para o governador. Nas redes sociais, ela postou fotografias ao lado de Wilson Lima e do vice-governador Carlos Alberto de Almeida Filho.

Acareações

Os membros da CPI decidiram promover acareações entre depoentes para tentar esclarecer a linha de comando para a compra considerada “superfaturada’ de ventiladores pulmonares pelo governo do Amazonas, via Susam, já que consideraram que o depoimento de João Paulo Marques não trouxe novas revelações.

A CPI também aprovou requerimento do deputado Wilker Barreto para obter cópias das notas fiscais de contratos do Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (INDH), que administra o Hospital Delphina Aziz e também a relação de pagamento aos seus fornecedores.

Os deputados apontaram contradições no depoimento de João Paulo Marques, que durou quase 5 horas. Após deixar a Susa, ele foi nomeado como procurador-chefe da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab).

Os parlamentares avaliam que, no depoimento, o ex-secretário assumiu que é peça chave na compra dos respiradores e consideraram que ficaram ainda mais claras as irregularidade no processo de compra os ventiladores.

No depoimento, João Paulo disse que assinou o projeto básico e a homologação da compra dos equipamentos. Mas negou irregularidades.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 8 =

Need Help? Chat with us