Conecte-se conosco

Amazonas

Covid-19: Amazonas é o segundo estado do Brasil que mais demora para aplicar a vacina que recebe

O levantamento do site Poder 360 indica que o Amazonas é o 15o. colocado em percentual de vacinados, mesmo sendo o 13o. que recebeu mais vacinas, em todo o Brasil.

Demora para aplicar vacina chega a 43 dias. (Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um levantamento do site Poder360 mostra que o Amazonas é o segundo estado do Brasil que mais tempo leva entre o dia que recebe as vacinas anti Covid-19 e o dia em que elas são aplicadas. Só perde para o estado de Roraima, que leva mais de 45 dias para iniciar a imunização.

De acordo com os dados obtidos nas plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam dados das secretarias estaduais de Saúde, o Amazonas vacinou 12,2 por cento da sua população com a primeira dose e 4,3 por cento com a segunda dose, conforme  números publicados até na noite do dia 15/4.  É o 15o. colocado em percentual de vacinados, mesmo sendo o 13o. que recebeu mais vacinas (1.231.970 vacinas, sendo 895.835 repassadas aos municípios).

A pesquisa apontou ainda que o Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 25.474.600 pessoas até as 20h31 desta 5ª feira (15.abr.2021). Dessas, 8.565.762 receberam a 2ª dose. Ao todo, foram administradas 34.040.362 de doses no país.

O número de vacinados com ao menos uma dose representa 11,9% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 4%.

A quantidade de pessoas que receberam a 2ª dose no Brasil equivale a 34% dos que tomaram a 1ª dose. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac e a de Oxford-AstraZeneca. Ambas requerem duas doses para uma imunização eficaz.

Respostas

A Secretaria Estadual de Saúde enviou Nota para explicar como ocorre a distribuição das vacinas no Estado:
“A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que o Amazonas conta com características geográficas únicas no país e apenas 13 municípios do estado possuem acesso terrestre à capital. As demais cidades possuem acesso por via fluvial e aérea a Manaus. Cada prefeitura municipal é responsável pela operacionalização das campanhas de vacinação.
A FVS-AM acompanha o ritmo de vacinação nos municípios do estado, incluindo a capital do estado. Os dados estão disponíveis no Vacinômetro disponível em https://bit.ly/3gtt1Dl .
A FVS-AM acrescenta, ainda, que o Governo do Amazonas está realizando uma força-tarefa para fortalecimento da vacinação nos municípios do interior do estado que apresentam dificuldades na cobertura vacinal contra covid-19.
Uma das visitas técnicas ocorreu no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) na quarta-feira (14/04) e quinta-feira (15/04). A medida coordenada FVS-AM, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)”.

A Secretaria Municipal de Saúde também enviou Nota para explicar o ritmo de vacinação em Manaus:
“A Prefeitura de Manaus informa que aplicou, até o momento, 91% do total de 305,9 mil doses de CoronaVac e AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinar os grupos prioritários com a primeira dose contra a Covid-19, na capital. A informação, consolidada pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com dados atualizados até o último dia 14/4, mede o ritmo de utilização das vacinas nas populações contempladas pela campanha, incluindo idosos, trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e pessoas com doenças preexistentes que têm maior risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus.

Manaus segue como exemplo na condução da campanha de vacinação, destinando de imediato as doses de vacina recebidas e remanejando doses para avançar nos grupos prioritários, como é o caso dos portadores de comorbidades de 18 a 59 anos, que começaram a ser vacinados muito antes de qualquer outra capital.

Além da campanha seguir com rapidez, o município está cumprindo as metas em todos os grupos atendidos, com mais de 90% de pessoas vacinadas, por segmento.

O estudo da Semsa também aponta que o município já usou 52% das 164 mil doses de CoronaVac destinadas à segunda dose. O saldo restante está reservado para os usuários que vão chegar, nesta e nas próximas semanas, ao prazo de 28 dias para completar o esquema de vacinação.

Levantamento feito pela Divisão de Imunização da Semsa mostra, ainda, que no saldo de segundas doses de CoronaVac ainda não aplicadas estão 6,1 mil referentes aos 3,7% de usuários que não compareceram aos postos de vacinação no prazo de 28 dias. A Semsa tem insistido na convocação desse público, uma vez que não há comprovação de eficácia da vacina com apenas uma dose.

Outra informação incluída no balanço de aplicação de doses é que, até o momento, o município recebeu apenas 30 mil doses da vacina de Oxford/ AstraZeneca para aplicação de segunda dose, que só começam a ser aplicadas a partir do dia 22 de abril, porque o prazo entre doses, no caso específico deste imunizante, é de 84 dias, e as primeiras doses começaram a ser aplicadas no dia 29 de janeiro.

As 12 remessas de vacina recebidas, até o momento, pelo município, somam 500.012 doses, sendo 343,2 mil de CoronaVac/Butantan e 156,7 de AstraZeneca/Oxford, incluídas as primeiras e as segundas doses.

Os dados de vacinação de Manaus são enviados diariamente pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semsa à Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), de acordo com as regras do DataSUS (sistema de informática do Ministério da Saúde), para publicação adequada. Os dados também estão resumidos no Vacinômetro municipal, que é atualizado quase em tempo real e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada em acompanhar o andamento da vacinação contra a Covid-19 na nossa cidade.

Dados da plataforma, da manhã desta sexta-feira, 16/4, mostram que já foram aplicadas em Manaus 378,3 mil doses de vacina, das quais 287 mil primeiras doses e 91,2 mil segundas doses”.