Conecte-se conosco

Amazonas

Colunista de O Globo diz que deputados da lista dos ‘5%’ julgarão governador do Amazonas

Na lista aparecem os nomes que seriam referências aJoana Darc (PL), Roberto Cidade (PV), Carlinhos Bessa (PV), Mayara Pinheiro (PP), Therezinha Ruiz (PSDB), Saullo Vianna (PTB), Abdala Fraxe (Podemos) e Belarmino Lins (PP).

A coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicada neste domingo, dia 26, destacou que o processo de impeachment do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) será feita por deputados cujos nomes estavam na lista apreendida pela Polícia Federal (PF), no gabinete do governador, com a inscrição “5%”.

A publicação cita que o governador responde a um processo de impeachment na Assembleia Legislativa por suspeitas de ladroagem na compra de respiradores. “Mas talvez não fique sozinho no front. Os nomes de seis dos 17 deputados da comissão formada para analisar o pedido de afastamento de Lima aparecem numa lista ao lado da inscrição “5%”, apreendida pela Polícia Federal no gabinete do governador”.

Também no fim de semana, o colunista Robson Bonin da revista Veja, informou que os governadores Wilson Lima, do Amazonas, e Helder Barbalho, do Pará, não terão sossego em agosto, quando o Judiciário volta do recesso, diz neste domingo, dia 26.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde os magistrados atuam em sintonia com a PGR, a leitura é de que o avanço das investigações sobre compras para a saúde complicou a posição dos dois mandatários. A volta do recesso do Judiciário, em agosto, deve tirar o sossego de políticos.

Um documento da Polícia Federal que relata itens apreendidos durante a Operação Sangria, deflagrada em Manaus no último dia 30, aponta que foi encontrada uma folha de anotações na mesa do gabinete do governador Wilson Lima, alvo das investigações, na qual consta uma lista com nomes de oito deputados estaduais do Amazonas, ao lado de uma anotação: “5%”. A investigação aponta supostas fraudes e desvios de dinheiro na compra de respiradores para atender casos de Covid-19 no estado, que já registra mais de 2,8 mil mortes pela doença, até esta sexta-feira (3).

Na lista, escrita a mão, aparecem os nomes que seriam referências aos parlamentares: Joana Darc (PL), Roberto Cidade (PV), Carlinhos Bessa (PV), Mayara Pinheiro (PP), Therezinha Ruiz (PSDB), Saullo Vianna (PTB), Abdala Fraxe (Podemos) e Belarmino Lins (PP). O valor de 5% está escrito junto dos nomes.

O governador Wilson Lima afirmou, por meio de nota, que as anotações “não contêm absolutamente nada que indique quaisquer ilícitos”. Segundo o governador, são anotações avulsas e sem conexão. O G1 entrou em contato com os deputados citados, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. A PF informou que não vai comentar.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − onze =