Conecte-se conosco

Amazonas

Bancários da Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia mantém greve no Amazonas

A categoria está pedindo um reajuste salarial de 5%, além da volta dos servidores que atuavam nos caixas de atendimentos e dos tesoureiros.

bancarios-da-caixa-economica-f

Bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia (Basa) decidiram manter greve no Amazonas. Com a decisão, agências em todo o estado estão de portas fechadas e apenas serviços essenciais estão sendo atendidos.

A decisão foi comunicada ao g1 pelo presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas, Lindenberg Barbosa, após a primeira proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ser rejeitada pela categoria em assembleia realizada no dia 30 de agosto.

De acordo com Barbosa, a categoria está pedindo um reajuste salarial de 5%, além da volta dos servidores que atuavam nos caixas de atendimentos e dos tesoureiros. O grupo também pede pelo fim das demissões imotivadas (justa causa) por parte dos bancos.

“Então hoje a greve continua, não só pelo índice de reajuste já definido e que não tem mais discussão, mas ela continua por causas específicas colocadas e que, ao nosso entendimento, são danosas, fragilizam e não garantem o emprego dos colegas”, destacou o presidente.

Ainda segundo o presidente do sindicato, 65% das agências da Caixa Econômica e 100% das agências do Basa estão fechadas. O g1 questionou em quais localidades ficam as agências da Caixa que seguem operando, mas não houve resposta.

Uma nova proposta foi apresentada pela Fenaban na terça-feira (10) e deve ser avaliada pelo movimento grevista nesta quarta-feira (11).

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou que a proposta feita à categoria já foi aprovada por servidores do Banco do Brasil e funcionários de bancos privados. A instituição afirma que as negociações com o restante da categoria segue e que o prazo para uma definição foi estendido até o dia 17 de setembro.

A nota também explica que os clientes podem buscar atendimentos de forma online com as ferramentas digitais da Caixa.

“Sobre o atendimento aos clientes, a Caixa informa que, além das agências, o banco conta com unidades lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. A Caixa também oferece atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking Caixa o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS, dentre outros”

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =