Conecte-se conosco

Amazonas

Apagão desliga semáforos e deixa Manaus e outras cidades do Amazonas sem água

O desligamento também afeta o comércio. Escolas liberaram os alunos.

O apagão nacional de energia desligou semáforos e deixou Manaus e outras cidades do Amazonas sem água nesta terça-feira (15). O desligamento também afeta o comércio.

O blecaute ocorreu às 7h32 desta terça. A Amazonas Energia informou que houve um desligamento “intempestivo do Linhão de Tucurui”.

De acordo com a empresa, o desligamento causou blecaute no sistema de Manaus e outras cidades. Além da capital do Amazonas, outros cinco municípios do Amazonas foram afetados: Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

“No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS”, disse a empresa.

Falta de água

A concessionária Águas de Manaus distribuiu Nota para informar sobre a interrupção no fornecimento.

O desligamento da energia já afeta o fornecimento de água em Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

“Todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital”, afirmou a Águas de Manaus, em nota.

De acordo com a empresa, depois que a energia for restabelecida, o fornecimento de água será recuperado em até 24 horas em toda a capital. “A Águas de Manaus reforça que está com equipes mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde”, disse a concessionária.

Semáforos

A apagão desligou os semáforos nas cidades afetadas.

Comércio

A falta de energia já afeta o comércio em Manaus. Na Rua Gabriel Gonçalves, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, o proprietário de uma panificadora precisou improvisar com velas para conseguir atender os clientes.

João Carneiro, de 43 anos, disse que já contabiliza prejuízo, por causa do pão que não conseguiu assar no forno elétrico, na manhã desta terça-feira. “O fermento que usamos não pode ficar muito tempo, que o produto estraga. Então , tudo isso gera prejuízo”, disse o comerciante.

Escolas

As escolas de Manaus e das demais cidades afetadas liberaram os alunos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + treze =