Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas volta à fase amarela após aumento no número de casos e internações de pacientes com Covid-19

O número de casos aumentou mais de 500% nos últimos 10 dias de junho.

Uso da máscara deve permanecer, alertam especialistas.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas informou que, com o aumento na taxa de testes positivos e também no número de novas internações hospitalares pela Covid-19, o estado voltou à fase amarela da pandemia nesta sexta-feira (01/07)). E divulgou alerta para a importância da atualização do esquema vacinal contra o vírus para evitar agravamento da doença (aumento com maior intensidade).

O novo boletim da situação epidemiológica da Covid-19 no Amazonas analisa os últimos dois meses, destacando os últimos 14 dias (15 a 28 de junho). O número de casos aumentou mais de 500% nos últimos 10 dias de junho. Em Manaus, foi observado aumento na média diária de casos de 22 para 129. No interior, os casos diários foram de 8 para 26.

Nas hospitalizações, no período destacado de 14 dias, a ocupação de leitos clínicos passou de 5 para 41 nas redes de saúde pública e privada. A maior proporção de hospitalizações é de idosos (46%) e adultos (38%). Ainda no período analisado, houve um óbito em 26 de junho em Manaus.

A FVS-RCP alerta para a importância de buscar a vacinação contra Covid-19. “São 459 mil pessoas que ainda estão com a 2ª dose do esquema primário atrasada. Entre os maiores de 12 anos, os pacientes sem vacinação apresentam um risco 3,2 vezes maior de adoecer e 8 vezes maior de hospitalização do que quem está com a situação vacinal completa”, destaca.

O boletim destaca ainda que, nos últimos dois meses, houve maior registro de 1ª dose de reforço, conhecida popularmente como 3ª dose, com a aplicação de 124.539 doses registradas, seguido da 2ª dose de reforço (ou 4ª dose) com o registro de aplicação de 122.464 doses.

Segundo o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, a partir do início de maio, foi identificado aumento da vacinação da 2ª dose de reforço quando a aplicação desta dose foi ampliada para maiores de 50 anos, e mais recentemente no fim de junho, para maiores de 40 anos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 5 =