Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas: UEA e Ufam caem de posição no Ranking Universitário Folha

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que no ano passado estava em 101° lugar no ranking, caiu para o 104° este ano.

A  Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam)  caíram de posição no Ranking Universitário Folha (RUF), de 2018 para 2019. O Rankin de 2019 foi divulgado nesta segunda-feira.

No ranking de universidades estão classificadas as 197 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

A UEA caiu três posições. No ano passado, a instituição já estava em 101° lugar no ranking. Este ano, caiu para o 104°. A nota final da UEA caiu de 45,31 para 43,2. A Ufam caiu 13 posições no RUF. Em 2018, ocupava o 47° lugar. Este ano, caiu para o 60°. Em 2018 a nota da Ufam foi 65,91 e caiu para 61,4 em 2019.

Pela primeira vez desde a criação do RUF (Ranking Universitário da Folha), em 2012, duas universidades estaduais paulistas estão no topo da lista de melhores escolas do país —veja a l completa aqui.  A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade brasileira no RUF 2019, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) —que avançou duas casas em relação ao ranking do ano passado.  Em terceiro lugar vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 0,09 ponto a menos que a Unicamp.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2019 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os curso oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

O curso de direito, especificamente, tem uma avaliação específica que leva em conta também aprovação na OAB. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em base Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Avaliação da Ufam no RUF 2019:

Avaliação da UEA no RUF 2019:

Veja aqui as notas de outras instituições do Amazonas.

Amazonas: UEA gasta mais e volta a piorar no Ranking Universitário Folha

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =