Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas tem três casos suspeitos do novo coronavírus

Pacientes estiveram nos Emirados Árabes e na França e se encontram em isolamento domiciliar, segundo a FVS

O Amazonas tem três casos suspeitos de Covid-19 (novo coronavírus). A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM) notificou as suspeitas ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2). Um dos casos é de uma pessoa que esteve nos Emirados Árabes. Os outros dois chegaram de viagem da França. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar, em Manaus, segundo a FVS.

A Fundação não informou as unidades em que os pacientes foram atendidos nem a data em que chegaram de viagem, limitando-se a dizer que “estavam no prazo de 14 dias”.

De acordo com a FVS, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) realizou exames nos pacientes, que deram negativos para todos os vírus circulantes no Estado. As amostras então foram encaminhadas, ainda na segunda-feira, para o laboratório Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), que fará o teste para o Covid-19.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informou que a medida segue o fluxo de protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. “Os casos atendiam aos critérios para suspeitos de Covid-19, por serem pacientes sintomáticos respiratórios e que haviam estado em região de transmissão viral. Os pacientes foram notificados pela rede de saúde e, de forma oportuna, foram realizados todos os protocolos”, disse.

As autoridades de saúde do Amazonas continuam monitorando duas pessoas, residentes em Manaus, que estavam no voo do primeiro paciente positivo do país. Até esta terça-feira (3) elas estão saudáveis e não apresentam sintomas. Por essa razão, elas não são consideradas casos suspeitos.

O primeiro caso suspeito do Amazonas- já descartado – notificado ao Ministério da Saúde foi o de uma paciente de 39 anos, no último fim de semana. Ela teve febre associada a sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade para respirar, após ter viajado à Itália, que é uma área com transmissão local. Exames realizados no Lacen-AM apontaram para infecção por Vírus Sincicial Respiratório.

O Ministério da Saúde informou, ontem, que vai ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus em todo o território nacional. O Amazonas será um dos estados contemplados, com o credenciamento do Lacen-AM para realizar o diagnóstico do Covid-19.

A transmissão do novo coronavírus, como a de qualquer síndrome gripal, costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.