Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas registra 10 mortes por novo coronavírus em 24 horas e soma 899 casos confirmados

Dos 139 pacientes internados, nove são profissionais de saúde – quatro deles em estado grave

Subiu para 40 o número de mortes confirmadas por novo coronavírus no Amazonas. O boletim divulgado hoje (9) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) ainda revela que o Estado confirmou 95 novas infecções nas últimas 24 horas, chegando a 899. Dos 139 pacientes internados, nove são profissionais da área de saúde e quatro deles se encontram em estado grave.

Até o balanço de quarta-feira (8), o Amazonas havia registrado 30 mortes e 804 infecções confirmadas. A maior parte dos casos – 800 – estão em Manaus, enquanto Manacapuru segue como o município do interior com mais pessoas infectadas – 48, com três mortes.

Além das 40 mortes confirmadas por novo coronavírus, outras 11 estão em investigação. Há 139 infectados que necessitaram de cuidados hospitalares, dos quais 63 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 105 pacientes se encontram internados com suspeita de Covid-19, dos quais 27 estão em UTI.

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, atribuiu à quebra do isolamento social a  taxa de incidência de novo coronavírus no Amazonas a cada 100 mil habitantes – a mais alta do país, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados ontem. “A gente volta a bater na mesma tecla. Enquanto continuarmos com essa alta taxa de pessoas nas ruas vamos continuar tendo a maior taxa de incidência do país”, afirmou.

Ela também disse que, com a epidemia em curso, é difícil prever quantas pessoas devem ser infectadas, mas estimou que o vírus tem potencial de afetar 80% da população. “O único jeito disso não acontecer é se as pessoas ficarem em casa”, alertou.

Rosemary disse que há “vários profissionais” da área de saúde com suspeita de Covid-19 e sendo testados. Entre eles, 46 casos foram confirmados, dos quais nove estão internados, sendo quatro em estado grave, em UTI.

Para o questionamento de quantos leitos clínicos e de UTI o Hospital Delphina Aziz – referência para os casos de Covi-19 no Estado – ainda tem disponíveis, o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio Espírito Santo, disse que “a ocupação é muito dinâmica”. Ele afirmou que a unidade dispõe de 69 leitos de UTI e 84 clínicos, mas não especificou quantos deles ainda se encontram desocupados.

Além da capital, o novo coronavírus já chegou a 14 municípios amazonenses: Manacapuru (48 casos – 3 mortes), Itacoatiara (11), Iranduba (11), Santo Antônio do Icá (7), Parintins (6 casos – 2 mortes), São Paulo de Olivença (4)
Tonantins (3), Presidente Figueiredo (2), Careiro da Várzea (2), Anori (1), Manicoré (1 caso – 1 morte), Tabatinga (1), Novo Airão (1 caso – 1 morte) e Boca do Acre (1).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dez =