Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas: mais de 7 mil estão na fila por atendimento em neuropediatria, diz Resolução

A Neurologia Infantil, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

A fila de espera de atendimento na especialidade em neurologia pediátrica no Amazonas é de 7.082 usuários, tendo 5.057 usuários aguardando consulta de 1° vez, com uma média de espera de 201 dias e 2.025 usuários aguardando consulta de retorno, com uma média de espera de 117 dias. A informação é do secretário de Saúde do Estado, em uma Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no último dia 9, no Diário Oficial do Estado (DOE).

A Resolução CIB/AM Nº 112/2019, de 18 de dezembro de 2019, dispõe sobre proposta de complementação à tabela SUS para as consultas nas especialidades de neurologia pediátrica e psiquiatria pediátrica com vista a realização de chamamento público para credenciamento de serviço complementar, em Manaus e estima a necessidade de 5.599 consultas por mês em neurologia pediátrica, e que a demanda mensal é de 1.024 consultas por mês mês, tendo a oferta de 556 consultas por mês mês.

O documento considera o déficit de profissionais no Estado e que alguns profissionais especializados só prestam serviço de forma particular, por isso a necessidade de buscar outras alternativas e aprova valor de R$ 20 por consulta com vista à realização de chamamento público para credenciamento de serviço complementar para as consultas especializadas em neurologia pediátrica e psiquiatria pediátrica, visto que o valor pago na tabela SUS é de R$ 10,00.

A Neurologia Infantil, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

É o neurologista infantil que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.

 

Os principais problemas trazidos ao neuropediatra são:
Dificuldade escolar
Dores de cabeça ou cefaleia
Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)
Tics, gagueira
Alteração do tamanho e da forma da cabeça
Epilepsia e crise convulsiva
Meningite
Dificuldade para caminhar ou falar
Atraso para falar
Atraso para caminhar
Hipotonia (“molinho”, floppy baby)
Distúrbios do sono (como insônia, terror noturno, etc)
Paralisia cerebral
Doenças musculares
Erros inatos do metabolismo
Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico
Autismo
Síndromes genéticas