Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas está na fase roxa e FVS afirma ser a de mais alto risco de contágio pela Covid-19

Os recordes de internações diárias nos hospitais e o colapso da rede privada de saúde, além do aumento exponencial de casos e óbitos pelo novo coronavírus, levaram o Estado a subir para o alerta de maior gravidade na pandemia.

Com 202.972 casos confirmados e 5.368 mortes causadas pelo novo coronavírus no Amazonas desde o início da pandemia até esta segunda-feira (4) e recorde de internações em hospitais públicos e particulares de Manaus nos últimos dias, o Estado saiu da fase vermelha e entrou na fase roxa, que é a classificação de mais alto risco em relação ao contágio da Covid-19. A informação foi anunciada, nesta segunda-feira (4), pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, durante reunião com a equipe do Ministério da Saúde na capital.

Conforme Rosemary, Manaus teve um crescimento entre novembro e dezembro de 120% do número de casos de Covid-19, passando de 1.573 casos pra 3.452 casos. No Estado, a alta foi de 47% e há uma média móvel de 700 novos infectados por dia.

“O crescimento de óbitos, na média móvel nos últimos 14 dias, é de 66%. Em uma semana passamos de 86 mortes para 99. Temos registrado e observado o aumento de busca de atendimento nas unidades de urgência, emergência e hospitais, o que levou a uma ocupação de 94% dos leitos clínicos na rede pública e de 163% na rede privada”, declarou a diretora-presidente da FVS-AM.

Com a rede privada de saúde com ocupação máxima de leitos clínicos e de UTI em Manaus, Rosemary Pinto afirmou que a pressão na rede pública tem aumentado e que os números elevados de contaminações, internações e óbitos por Covid-19 levaram o Estado a atingir o nível mais alto de risco na pandemia.

O alerta roxo indica um risco muito alto de transmissão do vírus da Covid-19, o vermelho indica risco alto; o laranja é risco moderado; a fase amarela significa que é baixo; e a verde determina um risco muito baixo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezenove =