Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas descarta 4 casos e tem 3 casos suspeitos de Covid-19; Brasil tem 25 casos confirmados

Mais de 20% das pessoas acima de 80 anos morrem de Covid-19, anunciaram os especialistas. Segundo a OMS, 13% dos pacientes que têm doenças cardiovasculares vêm a falecer, assim como 9% dos que têm diabetes.

O Amazonas teve 4 casos descartados e tem 3 casos suspeitos de pacientes de coronavírus (Sars-Cov-2), segundo os números divulgados nesta tarde pelo Ministério da Saúde, atualizados às 16h10. O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. O balanço traz as informações dos casos relatados pelas secretarias estaduais de saúde até 12h.

Os números no Brasil apontam:

930 casos suspeitos, eram 663 casos suspeitos no domingo (9)
25 casos confirmados, mesmo número do levantamento anterior
685 descartados

Mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou nesta segunda (9) que a “ameaça de pandemia” pelo Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é real. “Agora que o novo coronavírus está presente em muitos países, a ameaça de uma pandemia tornou-se muito real”, declarou Tedros.

“Mas seria a primeira pandemia da história que poderia ser controlada. O ponto principal é: não estamos à mercê deste vírus”, disse. Segundo o último boletim da entidade, 101 países, áreas ou territórios foram atingidos pelo Covid-19.

Para Ryan, o princípio do uso da palavra “epidemia” é que a doença está mais espalhada de país para país. “Da nossa perspectiva, nós estamos alcançando o ponto, com 100 países e 100 mil casos, em que é hora de olhar para trás e pensar. Não é uma medida quantitativa, mas qualitativa. A essa altura, muitos países podem ser afetados, o vírus estará em todos os lugares”, afirmou Ryan.

“Não estou preocupado com a palavra, estou preocupado com a reação do mundo a essa palavra. Qual vai ser a reação? Lutar contra o vírus ou desistir?”, disse. Apesar disso, ele citou casos como o da China e de Singapura, que estão conseguindo combater o vírus e reduzir a transmissão local.

Os especialistas relembraram as medidas para evitar a disseminação do vírus: manter distância entre as pessoas, evitar aglomerações e manter a higiene das mãos.

“De todos os casos reportados ao redor do mundo até agora, 93% são de apenas 4 países”, lembrou Tedros. “Essa é uma epidemia desigual no nível global. Países diferentes têm cenários diferentes, pedindo uma resposta personalizada”. Os países com mais casos reportados de Covid-19 são a China, onde o vírus surgiu, o Irã, a Coreia do Sul e a Itália.

Cerca de 80% dos casos da doença analisados na China foram leves – pessoas com dores no corpo, febre ou tosse. Alguns podem desenvolver pneumonia pouco grave. Pacientes mais velhos, com outras doenças como diabetes, câncer ou do sistema cardiovascular correm mais risco de desenvolver quadros mais graves e têm mais risco de morte.

Mais de 20% das pessoas acima de 80 anos morrem de Covid-19, anunciaram os especialistas nesta segunda. Segundo a OMS, 13% dos pacientes que têm doenças cardiovasculares vêm a falecer, assim como 9% dos que têm diabetes.

Segundo a rede de televisão chinesa CGTN, 58.684 pessoas haviam se recuperado do Covid-19 até esta segunda-feira (9).

O novo coronavírus pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão.

“O vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retira essa cápsula e mata o vírus”, afirma Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A boa notícia é que o coronavírus “não é um vírus muito complicado de matar, pois ele não é resistente no ambiente”, afirma Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 5 =