Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas confirma segundo caso de varíola dos macacos, aponta FVS; no Brasil são 1.369 casos

Um terceiro caso também foi confirmado, mas por se tratar de um paciente que mora em outro estado não será contabilizado como caso do Amazonas, informou a SES.

O Amazonas confirmou nesta terça-feira (2) o segundo caso positivo de varíola dos macacos. O primeiro caso da doença foi constatado no dia 27 de julho pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES).

Ainda conforme a SES, os dois pacientes são homens, com idades entre 25 e 40 anos, com histórico de viagens recentes ou contato com pessoas não residentes no estado.

Um terceiro homem também teve a confirmação da doença em passagem pelo Amazonas, porém por se tratar de um paciente que mora em outro estado do país, que está em Manaus a trabalho, a notificação será feita na cidade onde ele tem residência fixa, de acordo com orientações das autoridades nacionais em saúde, informou a SES.

A equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está monitorando, ainda, outros dois casos suspeitos que permanecem em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).

A FVS-AM destaca que, de acordo com o trabalho de investigação e vigilância que vem sendo realizado, os casos são importados. Ou seja, não há, até o momento, casos confirmados de transmissão autóctone (local). Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente.

Cenário de Monkeypox no Amazonas

Além dos dois casos já confirmados, no Amazonas são, até o momento, seis notificações de suspeitas da doença.

2 confirmados laboratorialmente;
2 suspeitos em investigação pelo CIEVS-Manaus;
1 caso descartado após exame laboratório;
Há ainda 1 caso confirmado de paciente residente em outro estado brasileiro e que não será contabilizado como caso do Amazonas.
Atendimento
A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

No Brasil

O Ministério da Saúde confirmou 1.369 casos da varíola dos macacos no Brasil até esta 2ª feira (1º.ago.2022). Cerca de 75% dos infectados pela doença estão em São Paulo, são 1.031 registros no Estado. O 2º, 3º e 4º lugar no ranking são, respectivamente, Rio de Janeiro (169 casos), Minas Gerais (63) e Paraná (41).

Na última 6ª feira (29.jul), a 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil foi confirmada em Minas Gerais. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente tinha “imunidade baixa e comorbidades”.

No mundo, segundo o Our World in Data, foram confirmados 21.099 casos de varíola dos macacos. O país com maior número de infectados são os EUA (4.630). Espanha (3.738), Alemanha (2.540) e Reino Unido (2.437) também possuem grandes números da doença. Com a atualização dos dados, o Brasil permanece como 6º país com mais confirmações da varíola dos macacos.

Desde maio, o mundo enfrenta o maior surto do vírus fora da África. Leia os sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento:

As informações são do site Poder 360.