Conecte-se conosco

Amazonas

Cai a participação da Segurança Pública no total de empenhos do governo do Amazonas

Neste ano de 2022, Manaus foi incluída no ranking das cidades mais perigosas do mundo.

O percentual dos valores empenhados para a função Segurança Pública com relação aos valores totais de empenhos do governo do Amazonas vem caindo desde 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu a gestão, de acordo com os números no portal da transparência da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).O empenho é o valor que o governo reserva de dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído.


No primeiro ano, os valores empenhados para a Segurança somaram 13% do total, depois caíram para 11,30%, em 2020, 10,25% em 2021 e, neste ano de 2022, até agosto, estavam em 10,05%.

Em 2018, ano anterior a gestão de Wilson Lima, quando o orçamento do Estado foi bem menos, o percentual empenhado para a função Segurança Pública foi de 12,27%, ou R$ 1,9 bilhão, de R$ 15,9 empenhados pelo Estado.

Após registrar um aumento de 54% no número de assassinatos, o Amazonas se tornou o estado com maior taxa de mortes violentas do país em 2021. De acordo com Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Páublica (FBSP), a violência no Amazonas, e nos estados da Amazônia Legal, é resultado da combinação do narcotráfico com crimes ambientais – como grilagem, garimpo ilegal e desmatamento – sem que haja um combate integrado e efetivo pelas autoridades.

“Os estados da Amazônia Legal vivem um desequilíbrio em decorrência da fragilização das instituições de fiscalização e de polícia para controlar os comportamentos criminosos na invasão de terra indígena, de grilagem, de madeira e mesmo da droga”, disse o pesquisado Bruno Paes Manso, da Universidade de São Paulo (USP).

Neste ano de 2022, Manaus foi incluída no ranking das cidades mais perigosas do mundo no índice de taxa de homicídios por 100 mil habitantes, de acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores.

Com 40 homicídios por 100 mil habitantes, Manaus aparece entre as 100 cidades mais perigosas. A maioria das cidades mais perigosas do mundo está localizada na América Latina.

A cidade pior classificada fora da América Latina é St. Louis, nos Estados Unidos, que ocupa a décima quarta posição com uma taxa de homicídios de 60,59 em 2022. Detroit, com uma taxa de homicídios

VEJA, ANO A ANO, OS EMPENHOS TOTAIS E PARA SEGURANÇA PÚBLICA, SEGUNDO A SEFAZ/AM


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + três =