Conecte-se conosco

Manaus

Agora é Lei: sanduíche X-Caboquinho é patrimônio cultural de Manaus

O X-caboquinho é um sanduíche muito popular no Amazonas, feito com pão francês recheado com lascas de tucumã, banana pacovã madura frita, queijo coalho e manteiga.

O Diário Oficial de Manaus do último dia 23 publicou a Lei 2.525/2019, que institui como patrimônio cultural imaterial da cidade o sanduíche X-Caboquinho. Com a publicação, o reconhecimento estabelecido na Lei terá proteção do Município, que incentivará sua perpetuação e preservação cultural como legado para as futuras gerações.

O X-caboquinho é um sanduíche muito popular no Amazonas, feito com pão francês recheado com lascas de tucumã, banana pacovã madura frita, queijo coalho e manteiga. É geralmente consumido no café da manhã, mas pode ser consumido a qualquer hora do dia. É uma das iguarias mais pedidas em feiras e padarias de Manaus e de cidades do interior do Estado.

No dia 4 de junho de 2019 o vereador Isaac Tayah (DC) apresentou o projeto de lei na Câmara Municipal de Manaus que elevou o sanduíche à condição de Patrimônio Histórico e Imaterial da Cidade de Manaus.

O tucumã possui elevado valor nutritivo, com pró-vitamina A que, quando ingerida, transforma-se em vitamina A no corpo humano. A pesquisadora Maria Padilha Oliveira publicou em 2003, na revista especializada Acta Botânica Brasileira, o artigo “Biologia da polinização da palmeira tucumã”. Nele, o tucumã é descrito como um fruto rico em vitamina A, ácidos graxos saturados e glicerídeos trissaturados. A autora afirma que há registros de que bastaria um fruto de tucumã para suprir a dose diária de vitamina A necessária a uma pessoa adulta. Ou seja: além de gostoso, o X-caboquinho é nutritivo!

O X-Caboquinho é fácil de fazer: corte a bananas em fatias e passe elas na frigideira com um pouco de margarina. Em seguida passe manteiga no pão coloque o queijo, as raspas de tucumã e em seguida as bananas fritas. Coloque em uma sanduicheira e espere o queijo derreter.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =