Brasil
Falta de ônibus: ministro do STF prorroga eleição até as 19h deste domingo em todo o país
Passageiros relataram filas, demora e redução na circulação de ônibus neste domingo (25), durante o segundo turno das eleições presidenciais.
O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o horário de votação do segundo turno seja prorrogado até as 19h em todo o país. A contabilização de votos foi pausada em função do adiamento. O pedido tem como base os relatos de problemas envolvendo o transporte de eleitores em todo o país neste domingo (25), com cidades operando sem a totalidade da frota municipal.
Passageiros relataram filas, demora e redução na circulação de ônibus neste domingo (25), durante o segundo turno das eleições presidenciais. As denúncias levaram partidos a acionar a Justiça Eleitoral em São Paulo e na Bahia, enquanto, em Sergipe, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a recomposição da frota intermunicipal.
Zanin disse que a extensão da votação vale apenas para seções que ainda estavam abertas,
Em ofício enviado aos TREs, presidente do TSE, ministro Nunes Marques determinou adoção imediata de providências para cumprir ordem de Zanin, orientando que as seções eleitorais que ainda estivessem abertas permanecessem em funcionamento até as 19h, pelo horário de Brasília.
O documento foi assinado por Nunes Marques às 17h49, após uma reunião entre ministros do TSE. No ofício, Nunes Marques comunica aos presidentes dos TREs que a decisão do Supremo determina a extensão do recebimento dos votos até as 19h, cabendo à Justiça Eleitoral assegurar seu cumprimento.
“Nesse sentido, orienta-se que as seções eleitorais que ainda estiverem abertas permaneçam em funcionamento até as 19h (horário de Brasília), em estrito cumprimento à determinação judicial”, diz o documento.
Foi decretada neste domingo (25), a prisão em flagrante de Pablo Souza, Secretário Municipal de Mobilidade de Salvador (SEMOB), pela Polícia Federal, devido à redução da frota de transporte público para a população soteropolitana.
A decisão do ministro do STF foi publicada depois das 17h, após o fechamento das urnas causou confusão entre mesários onde as urnas já haviam sido encerradas e contabilizadas, com a impressão de boletins de urna. Alguns dispositivos já haviam sido enviados de volta ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado. A prorrogação do horário é inédita no país.
O esquema de segurança do segundo turno das Eleições 2026 registrou 413 ocorrências em todo o país até às 15h deste domingo (25), segundo balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Foram registrados 43 prisões em flagrante até o momento e 68 pessoas conduzidas à delegacia por crimes eleitorais.
O balanço aponta quatro bloqueios em vias, quatro veículos e uma arma de fogo apreendidos e 862 materiais de campanha eleitoral recolhidos.
Veja os locais com maior número de ocorrências:
Minas Gerais: 50
Rio Grande do Sul: 47
Goiás: 28
Mato Grosso: 26
Paraíba: 24
Santa Catarina: 22
Paraná: 18
Espírito Santo: 17
Pará: 16
Bahia: 15
Tocantins: 14
Ceará: 13
Rio de Janeiro: 13
São Paulo: 11
Piauí: 9
Mato Grosso do Sul: 9
Maranhão: 7
Rondônia: 7
Acre: 6
Sergipe: 5
Alagoas: 5
Amazonas: 4
Amapá: 3
Distrito Federal: 1
Roraima: 1
Balanço da Polícia Federal
A Polícia Federal também divulgou um balanço das ocorrências registradas durante o segundo turno das eleições.
Segundo o levantamento, 41 pessoas foram conduzidas e há 11 ocorrências em andamento de possíveis flagrantes de crimes eleitorais. Entre os principais crimes apurados estão a propaganda eleitoral irregular e a violação do sigilo do voto.
As ocorrências foram registradas nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.
Até às 15h deste domingo, foram instaurados 1613 inquéritos policiais relacionados a crimes eleitorais ao longo de 2026. De acordo com o balanço, a Polícia Federal apreendeu, neste ano, cerca de R$ 51,9 milhões em bens e valores, sendo R$ 31,7 milhões em espécie.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário