Conecte-se conosco

Brasil

Coordenador jurídico de Lula defende convocação do Conselho da República

Após André Mendonça afastar Andrei Rodrigues da PF, advogado Marco Aurélio de Carvalho vê “crise institucional sem precedentes”.

O coordenador jurídico da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marco Aurélio de Carvalho, defendeu a convocação do Conselho da República após a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.

O colegiado é um órgão consultivo que tem o papel de assessorar o presidente da República em momentos de crise institucional. Compõem o conselho, além do chefe do Executivo, o vice-presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, líderes do Congresso e o ministro da Justiça.

Marco Aurélio de Carvalho também defendeu que o governo recorra ao plenário do STF antes de cumprir a decisão. “O presidente Lula deve se reunir com urgência com o ministro Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal. É a própria democracia que está em jogo”, frisou o advogado.

A Segunda Turma do STF formou maioria para manter a decisão de Mendonça que determinou o afastamento de Andrei do cargo, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Os ministros Kassio Nunes Marques e Luiz Fux anteciparam seus entendimentos e acompanharam integralmente a decisão do relator. Apesar da suspensão, a determinação sobre o afastamento imediato segue em vigor.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =