Conecte-se conosco

Amazonas

Familiares de pacientes se reúnem em Manaus e cobram do governo do Amazonas a inauguração do Hospital do Sangue

A manifestação aconteceu em frente ao prédio atual do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, vizinho ao prédio onde vai funcionar o novo hospital.

familiares-de-pacientes-se-reu

Familiares de pacientes da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Fundação Hemoam) se reuniram nesta terça-feira (13/01) para cobrar do governo do Amazonas a inauguração do novo Hospital do Sangue, cujo prédio está pronto, mas ainda não equipado, na Avenida Pedro Teixeira, no bairro Chapada, na zona Centro-Sul de Manaus.

A manifestação aconteceu em frente ao prédio atual do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, vizinho ao prédio onde vai funcionar o novo hospital.

Em nota publicada pelo site Radar Amazônico, a Secretaria de Saúde do Estado informou que as obras Hospital do Sangue estão em fase de conclusão, restando serviços complementares e estão sendo monitoradas e providenciadas com o apoio de infraestrutura da secretaria, “que trabalha no, momento, no planejamento da construção de Recursos Humanos e de serviços de conservação e manutenção.”

As mães e pais de crianças que precisam de tratamento no Hemoan criticaram a demora na inauguração do novo hospital, que pode aumentar em até três vezes a capacidade atual de atendimento no Amazonas, com previsão de atender 100% dos casos de câncer infantojuvenil. Os protestos para reivindicar a inauguração ocorrem há pelo menos três anos.

As obras do Hospital do Sangue tinha previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciou o Governo do Amazonas. A construção da unidade foi iniciada em 2014, mas, segundo o governo estadual, enfrentou uma paralisação total em 2017.

No ano passado, o governador do Amazonas, Wilson Lima, informou que o Hospital do Sangue, estava sendo equipado e que já havia um processo para a contratação de pessoal. E disse que ideia era que no primeiro semestre de 2025 o hospital começasse a funcionar. “A gente já tem a obra física concluída, e a gente está num processo de equipagem e também na escolha de qual modelo de gestão que nós vamos implantar lá no hospital veterinário”, acrescentou.

Deputado cobra funcionamento do Hospital do Sangue e diz que há omissão do governo do Amazonas no orçamento


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 6 =