Conecte-se conosco

Amazonas

Pesquisa aponta “crescimento sólido” nas vendas do comércio de Manaus no Natal de 2025: 61% das empresas aumentaram as vendas

De acordo com o levantamento, a maioria dos lojistas (50%) teve um crescimento de até 10%,.

natal-deste-ano-deve-movimenta

Levantamento do Instituto de Pesquisas da Federação do Comércio do Amazonas (Ifpeam) apontou que : 61% das empresas em Manaus registraram aumento nas vendas no Natal de 2025, em relação a 2024. “O Natal de 2025 em Manaus foi marcado por um crescimento sólido e focado na eficiência. Embora as projeções iniciais apontassem para um aumento moderado, os dados reais das empresas consultadas pelo Ifpeam mostraram uma performance muito superior em nichos digitais, vestuário, calçados, perfumaria, eletrônicos e hipermercados”, concluiu a pesquisa, realizada com 318 empresas do Comércio Varejista de Manaus, nos dias 07 e 08 de janeiro de 2026.

pesquisa-fecomercio-am-aponta-

pesquisa-fecomercio-am-aponta-De acordo com o levantamento, a maioria dos lojistas (50%) teve um crescimento de até 10%, mas um grupo expressivo (35%) conseguiu saltos de até 35% no faturamento. O valor médio gasto por operação foi de R$ 463,05, o que indica um consumidor disposto a investir em presentes de maior valor agregado.

Houve uma dominância absoluta do Pix e Dinheiro (61%), refletindo a busca por descontos e a fuga dos juros do cartão de crédito, que ficou com 36% das transações. E 41% das empresas viram um aumento direto vindo do e-commerce, compensando o fluxo físico que, por vezes, foi afetado pelas chuvas típicas de dezembro em Manaus.
“Foi um Natal de recuperação e inteligência. O lojista manauara que investiu no digital e facilitou o pagamento via Pix conseguiu um faturamento robusto com uma estrutura mais enxuta”, diz o Ifpeam

Ainda de acordo com os resultados da pesquisa, metade dos lojistas que cresceram tiveram um aumento de até 10%, índice alinhado com a média geral do mercado brasileiro em 2025, que viu um crescimento considerável, apesar de sofrer pressão da inflação de alimentos e juros altos.

Embora a maioria tenha crescido, cerca de 19% dos lojistas enfrentaram dificuldades, e a intensidade dessa queda variou bastante. Entre as causas, está o “efeito antecipação”, pois muita gente aproveitou a Black Friday de 2025 de forma agressiva para garantir os presentes, deixando o Natal “vazio” para quem não fez promoções casadas.

A pesquisa aponta, ainda, que 48% dos lojistas não contrataram ninguém em função do Natal, o que, segundo a Fecomércio-AM, indica que o setor buscou eficiência máxima com as equipes que já possuía, possivelmente para compensar o aumento de custos operacionais. O levantamento aponta que 39% contrataram até 3 funcionários; 10% entre 4 e 10 funcionários; e 3% acima de 11 funcionários.

Veja a íntegra da pesquisa.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − oito =