Conecte-se conosco

Brasil

Fiocruz Amazônia abre seleção para formar equipes do Projeto Diagnóstico Situacional das UBS Fluviais

As equipes de campo atuarão no mapeamento dos desafios e potencialidades para o pleno funcionamento das UBS Fluviais em operação nos estados do Amazonas, Pará e Amapá.

fiocruz-amazonia-abre-selecao-

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) divulgou o edital do processo seletivo referente à seleção de pesquisadores para atuarem na segunda fase do Projeto Diagnóstico Situacional das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), realizado pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O objetivo da seleção será a formação de equipes de campo que atuarão no mapeamento dos desafios e potencialidades para o pleno funcionamento das UBS Fluviais em operação nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. Inicialmente, serão oferecidas 15 vagas de pesquisador e assistente de pesquisa para os estados do Amazonas e Pará, com um total de cinco expedições previstas para acontecer entre os meses de abril e junho de 2026. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/01.

Confira AQUI o edital

De acordo com o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Rodrigo Tobias, coordenador do projeto, o objetivo do processo seletivo é identificar, selecionar e qualificar pessoas com o perfil técnico e ético de interesse da pesquisa adequado para contribuir de forma consistente com a produção de conhecimento científico orientado ao desenvolvimento da Atenção Básica do SUS na Amazônia. “As expedições têm um caráter fundamental para a pesquisa, tendo em vista que fazem parte do processo de coleta das informações referentes ao funcionamento efetivo das UBSF, que devem estar em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e portarias correlatas às UBS Fluviais”, explica Tobias. Segundo o pesquisador, a partir do diagnóstico, o MS poderá subsidiar ações como reativação de embarcações, ampliação da oferta do serviço e qualificação das equipes de Saúde da Família que atuam nessas unidades.

Para esta pesquisa estão previstos mais 43 municípios. O cronograma de viagens poderá sofrer alterações mediante deliberação da coordenação do projeto. Cada equipe de campo será composta por três profissionais, sendo um(a) assistente de pesquisa e dois (duas) pesquisadores (as).

Os candidatos(as) às vagas de pesquisador(a) devem ter graduação completa na área de Saúde ou Ciências Humanas, com no mínimo dois anos de experiência efetiva na área específica/objeto do projeto, além de experiência prévia em pesquisa de campo, coleta de dados qualitativos e quantitativos, conhecimento da Política Nacional de Atenção Básica e portarias relativas às UBSF, habilidade de entrevistas com gestores, profissionais e usuários, disponibilidade para viagens a trabalho. Para a vaga de assistente de pesquisa, o candidato deve possuir nível médio completo e experiência com o Processo Seletivo, experiência com organização logística, controle de dados e apoio à equipe de campo. O formulário para as inscrições está disponível em https://forms.gle/uNnxKEUDmd6c2PJU6.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =