Conecte-se conosco

Amazonas

Prefeito de Manaus assina ordem de serviço para construção de viaduto no entroncamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira

A Prefeitura informou que o viaduto vai custar R$ 80,3 milhões, de uma operação de crédito aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), com os recursos já integralmente disponíveis em caixa.

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta quinta-feira (27/11), a ordem de serviço para a construção do complexo viário “Passarão”, que vai interligar as avenidas Brasil e Coronel Teixeira, na zona oeste, hoje um dos principais gargalos de trânsito da cidade e, onde, no horário de maior pico, 13,5 mil veículos enfrentam retenções diárias.

“Hoje nós estamos iniciando a contagem regressiva para resolver, de vez, um dos maiores problemas viários da cidade. Esta obra vai garantir que as pessoas gastem menos tempo no trânsito e mais tempo com suas famílias. Os recursos já estão na conta da prefeitura e a execução não sofrerá nenhum impacto. A partir de agora, começamos a construir a solução que Manaus esperava há décadas”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, o complexo viário “Passarão” terá 25 mil metros quadrados de abrangência e será construído em três níveis: trincheira (subterrânea); nível em superfície; elevado com 276 metros, além de uma trincheira de 266 metros e uma rotatória totalmente reorganizada. E vai custar R$ 80,3 milhões, de uma operação de crédito aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), com os recursos já integralmente disponíveis em caixa. A empresa vencedora do processo licitatório é a Construtora Etam Ltda. O prazo de execução é de 18 meses.

Com o “Passarão”, a gestão David Almeida chega ao quarto complexo viário implantado: o complexo José Fernandes (zona Norte); o complexo Márcio Souza (zona Centro-Sul); e o complexo Rei Pelé (zona Leste).

De acordo com a Prefeitura, o complexo receberá o nome de “Passarão” em homenagem ao empresário José Ferreira de Oliveira, fundador do Grupo Chibatão. A esposa do homenageado, Erisvânia Ramos de Souza, disse que a obra “carrega o nome de um trabalhador que fez história” e que “ficaria extremamente feliz em ver seu legado reconhecido em uma obra que vai melhorar a vida de tanta gente”.

O prefeito David Almeida também anunciou que outros projetos financiados pela operação de crédito avançam em ritmo acelerado, como: o mirante no Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, com ordem de serviço prevista para dezembro; o Aquário Municipal, licitação em fase final, com ordem de serviço prevista ainda este ano; a Fundação Municipal Cidade do Autista, obras iniciam na próxima semana; e o Hospital Municipal, ordem de serviço prevista para dezembro ou início de janeiro.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 1 =