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Brasil

Aeroportos do interior do Amazonas, em Barcelos, Itacoatiara e Parintin, não recebem propostas em leilão do governo federal

Leilão previa a concessão dos aeroportos de Barcelos, Itacoatiara e Parintins.

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Aeroporto de Parintins está na lista para roadshow. (Foto:Reprodução)

Os três aeroportos do Amazonas colocados em leilão na primeira etapa do Programa AmpliAr, nesta quinta-feira (27/11), os de Barcelos, Itacoatiara e Parintins, não receberam proposta. Também não receberam proposta os aeroportos de Tarauacá (AC), Itaituba (PA) e Guanambi (BA). Os certames foram realizados na sede da B3, em São Paulo.

O Projeto AmpliAr integra o conjunto de ações federais voltadas ao fortalecimento da aviação regional e prevê, ao longo das próximas fases, a modernização de até 100 aeroportos em todo o País.

A Concessionária Internacional do Aeroporto de Guarulhos (GRU Airport) arrematou a concessão de 12 dos 13 aeroportos leiloados na primeira etapa do Programa AmpliAr. A expectativa inicial era que 19 aeroportos fossem concedidos nesta quinta-feira, mas seis não receberam propostas.

Sendo a única interessada nos ativos, ofertou um desconto de 0% sobre os parâmetros anuais (receita, capex e opex) para todos os terminais.

A primeira etapa contou com três participantes: GRU Airport, Fraport e PRS Aeroportos. A GRU Airport só enfrentou concorrência pelo Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, em Jericoacoara (CE), pelo qual também ofereceu um desconto de 0%. O portfólio arrematado pela concessionária é composto pelos terminais de Horácio de Mattos, em Lençóis (BA); Paulo Afonso (BA); Barreirinhas (MA); Porto Alegre do Norte (MT); Araripina (PE); Garanhuns (PE); Santa Magalhães, em Serra Talhada (PE); Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI); Canoa Quebrada, em Aracati (CE); Cacoal (RO); Vilhena (RO); e Araguaína (TO).

A gestão do Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, foi concedida à Fraport Brasil. A empresa, que já tem concessão do Aeroporto Internacional de Fortaleza.

As 12 concessões conquistadas pela concessionárias de Guarulhos somam cerca de R$ 630 milhões em investimentos, média de R$ 52,5 milhões por ativo. Entre todos os aeroportos, o Aeroporto de Paulo Afonso (BA) tem a maior previsão de investimentos: R$ 106,2 milhões. Na outra ponta, Guaranhuns (PE) possui a menor cifra, com R$ 22,1 milhões.

Guaranhuns é um dos três aeroportos passarão a ser operados pela GRU Airport, que já possuem operações regulares de voos domésticos. A lista é composta também por Araripina (PE) e Horácio de Mattos, em Lençóis.
As melhorias previstas para todos os terminais incluem ampliação da pista e do terminal de passageiros, assim como do estacionamento. Em alguns casos, há previsão também de readequação da pista para operação de jatos.


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