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Amazonas

MP recomenda reforço de viaturas e providências administrativas em delegacia do AM

Promotoria constatou precariedade estrutural e solicitou destinação de novo veículo para garantir o funcionamento da unidade policial

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Servidores eram lotados na prefeitura do município – Foto: Divulgação/Internet

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) informou que recomendou a adoção de providências administrativas para corrigir deficiências estruturais identificadas na 49ª Delegacia Interativa da Polícia Civil (DIP), em Amaturá.

A medida, elaborada pela Promotoria de Justiça do município, é direcionada ao delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM) e ao diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

De acordo com a PJ, a unidade dispõe de apenas uma viatura para a realização de todas as suas atribuições, o que compromete o funcionamento e a eficiência dos serviços de segurança pública local.

O relatório da inspeção aponta, ainda, que a existência de uma única viatura inviabiliza a execução simultânea de atividades essenciais. A promotora de Justiça Suelen Shirley Rodrigues da Silva Oliveira foi a responsável pela ação.

“A carência de veículos compromete severamente a eficiência dos serviços de segurança pública, uma vez que a única viatura precisa ser utilizada tanto para as diligências investigativas quanto para o transporte de presos para atendimentos de saúde e audiências judiciais”, destacou.

Ainda segundo a membra do MPAM, a situação “cria um risco iminente de paralisação total das atividades, caso o veículo apresente qualquer falha”. “Isso representa uma omissão do Estado em sua responsabilidade de garantir a segurança da população”, complementou a promotora.

Pedidos

O MPAM recomendou que, no prazo de até 60 dias, seja realizada a destinação de, no mínimo, mais uma viatura policial em plenas condições de uso e segurança, para atender à 49ª DIP, garantindo a continuidade e a eficiência dos serviços de segurança pública na cidade.

Prazos

A promotoria determinou que, em até 30 dias, os destinatários da recomendação informem:

* As providências administrativas adotadas para atender à recomendação;

* Um cronograma detalhado de execução, com prazos específicos;

* A comprovação documental da destinação da nova viatura.

“Estamos aguardando o cumprimento dos prazos estabelecidos na recomendação e a comunicação oficial das providências adotadas, que esperamos que sejam céleres e efetivas para sanar essa grave deficiência e assegurar a continuidade e a qualidade do serviço policial prestado à comunidade de Amaturá”, finalizou a promotora.


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