Manaus
Vacina antirrábica começa a ser aplicada em animais nesta quinta-feira em Manaus
Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025 – Etapa Urbana, com a meta de imunizar 202,4 mil cães e 80 mil gatos, totalizando 282,4 mil animais até o fim do ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que 195 vacinadores começam a atuar a partir desta quinta-feira (2) na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025 – Etapa Urbana, da Prefeitura de Manaus.
Os profissionais vão visitar casas de segunda a sábado, sempre no período da manhã. Os técnicos estarão uniformizados e só poderão aplicar a dose em animais com pelo menos três meses de idade e que estejam saudáveis. A meta é imunizar 202,4 mil cães e 80 mil gatos, totalizando 282,4 mil animais até o fim do ano.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e seguirá até 29 de dezembro, com equipes percorrendo os bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital.
Não serão vacinados animais:
prenhes;
no cio;
doentes;
com ferimentos pelo corpo.
A população pode confirmar informações sobre a campanha pelos números de WhatsApp (92) 98842-8359 e (92) 98842-8484.
Meta e importância da campanha
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, Manaus não registra casos de raiva humana há 40 anos, resultado do trabalho contínuo de prevenção e imunização.
“Já vacinamos quase 7 mil cães e gatos nas comunidades rurais neste ano e agora temos o desafio de alcançar mais de 280 mil animais na área urbana, garantindo a proteção da população e dos pets”, afirmou.
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rodrigo Rodrigues, reforçou que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Ele alertou que não haverá vacinadores atuando à noite, aos domingos ou no fim da tarde.
Raiva: doença e riscos
A raiva é uma zoonose viral que atinge o sistema nervoso central e pode ser transmitida ao ser humano por mordidas, arranhões ou lambedura de animais infectados. Cães, gatos, morcegos e macacos estão entre os principais transmissores.
No Brasil, foram registrados 32 casos de raiva humana entre 2017 e 2025, segundo o Ministério da Saúde. No Amazonas, os últimos registros ocorreram em 2017, em Barcelos, quando três pessoas foram infectadas após contato com morcegos.
Em Manaus, o último caso confirmado da doença em humanos foi em 1985.
Atendimento em casos de agressão
A Semsa também mantém o Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana, oferecendo atendimento a pessoas que sofreram agressões por cães, gatos ou animais silvestres. Dependendo da gravidade, o tratamento pode incluir a vacina antirrábica e o soro antirrábico.
Somente em 2025, já foram realizados 6.644 atendimentos desse tipo em Manaus, a maioria por ataques de cães (4.657) e gatos (1.435).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário