Conecte-se conosco

Mundo

União Europeia reconhece Brasil como livre de gripe aviária e anuncia retomada da compra de frango

Bloco comercial é o sétimo maior comprador de carne de aves do Brasil.

uniao-europeia-reconhece-brasi

A União Europeia autorizou a retomada gradual das compras de carnes de frango do Brasil após o país comunicar oficialmente ao bloco europeu que está livre de gripe aviária. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta quinta-feira.

O Brasil se declarou livre de gripe aviária no dia 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas. Um foco da doença em aves comerciais foi detectado em uma granja de Montenegro (RS) em maio.

UE valida acordo com Mercosul, e Brasil espera assinar texto em dezembro.

Veja os próximos passos até lá:

O bloco europeu é o sétimo maior comprador de carne de frango do Brasil, que é o maior exportador do produto no mundo. A China, principal comprador, China mantém as restrições de compras de frangos do país.

Além da China, países como Canadá, Malásia e Paquistão também têm restrições à carnes de aves do Brasil. O Japão, terceiro maior comprador, e outros 16 países já anunciaram a retirada de barreiras impostas.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou uma videoconferência com o comissário de Saúde e Bem-Estar Animal da União Europeia (UE), Olivér Várhelyi.

Após o anúncio, Fávaro reforçou a necessidade de avançar em novas etapas para ampliar o comércio. Ele solicitou a retomada do pre-listing, mecanismo que dispensa auditorias adicionais para que empresas brasileiras possam exportar à UE.

— Agora que o status sanitário foi reconhecido, o próximo passo é a retomada do pre-listing e a retirada do controle reforçado aplicado pela União Europeia aos produtos brasileiros. Essas medidas tornarão o comércio mais ágil e eficiente — afirmou.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =