Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa Ipsos-Ipec aponta que 49% acham que Brasil deve retaliar EUA por tarifaço

Para 75% dos entrevistados, o tarifaço tem motivação política. Já 12% consideram que foi uma decisão econômica.

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta 3ª feira (12.ago.2025) indica que 49% consideram que o Brasil deveria responder na mesma moeda a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre os produtos brasileiros. Já 43% declararam que não deveria haver retaliação.

Para 75% dos entrevistados, o tarifaço tem motivação política. Já 12% consideram que foi uma decisão econômica.

A pesquisa foi realizada de 1º a 5 de agosto. Foram realizadas 2.000 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais em 132 cidades. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Perguntados se o Brasil “deve responder na mesma moeda, aplicando tarifas altas” sobre os produtos norte-americanos, os entrevistados responderam:

concordam totalmente – 33%;
concordam em parte – 16%;
discordam em parte – 13%;
discordam totalmente – 30%;
não sabem/não responderam – 7%.

Para 75%, a decisão de Trump de impor a tarifa aos produtos brasileiros é política. Eis o cenário completo:

uma questão política – 75%;
uma questão comercial – 12%;
ambas – 5%;
não sabem/não responderam – 8%.

Questionados se, depois da imposição do tarifaço, a imagem que tinham dos EUA mudou, os entrevistados responderam:

permaneceu a mesma – 51%;
mudou para pior – 38%;
mudou para melhor – 6%;
não sabem/não responderam – 5%.

O Ipsos-Ipec perguntou se o Brasil deveria reavaliar sua parceria comercial e se distanciar dos Estados Unidos. Eis o cenário:

concordam totalmente – 28%;
concordam em parte – 18%;
discordam em parte – 17%;
discordam totalmente – 30%;
não sabem/não responderam – 8%.

Questionados se “o Brasil deveria priorizar acordos com outros parceiros comerciais, como a China e a União Europeia”, os entrevistados responderam:

concordam totalmente – 45%;
concordam em parte – 23%;
discordam em parte – 10%;
discordam totalmente – 15%;
não sabem/não responderam – 8%.

Eis as respostas à questão “A situação de embate com os Estados Unidos pode deixar o Brasil mais isolado no cenário internacional”:

concordam totalmente – 38%;
concordam em parte – 22%;
discordam em parte – 14%;
discordam totalmente – 18%;
não sabem/não responderam – 8%.

“Os resultados mostram que o brasileiro interpreta a medida adotada por Trump como uma manobra política, e não apenas comercial, é expressiva e transcende segmentos sociais. Esse sentimento se reflete diretamente no desgaste da imagem dos Estados Unidos junto aos brasileiros. Mais do que isso, a pesquisa mostra a polarização nacional: as reações de distanciamento ou retaliação são um espelho quase perfeito da divisão política do segundo turno de 2022, indicando que a política externa se tornou mais um campo de batalha ideológico interno”, diz Márcia Cavallari, diretora de Ipsos-Ipec.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 16 =