Brasil
Militar que era lotado em Manaus, acusado de planejar matar Lula, pede para cursar teologia na Faculdade Boas Novas
Militar da “tropa de elite” do Exército, tenente-coronel preso quer estudar teologia: “Aprimoramento intelectual e reinserção social”

Preso em operação da Polícia Federal (PF) que investigou um plano para matar Lula, o “kid preto” Hélio Ferreira Lima quer ficar mais próximo de Deus. O militar pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes (STF) para realizar curso superior de teologia, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), pela Faculdade Boas Novas. Na justificativa, o tenente-coronel, que atua na “tropa de elite” do Exército, disse buscar “aprimoramento intelectual e reinserção social”. As informações são do Metrópoles.
A defesa do militar também solicitou a revogação de sua prisão preventiva e a autorização de visitas por videoconferência, mediante lista identificada de familiares e amigos. Os advogados argumentam que não há mais fundamento legal para a manutenção da prisão preventiva e defendem a adoção de medidas cautelares alternativas.
“Assim, diante da suficiência das medidas cautelares diversas da prisão – que já conta quase 180 dias -, da inexistência de risco concreto à ordem pública, à instrução da lei criminal ou à aplicação da lei penal, o requerente reitera o pedido de revogação da prisão preventiva”, solicita a defesa em petição enviada à Moraes.
Lima foi preso em novembro de 2024 durante a Operação Contragolpe, da PF, junto com outros três “kids pretos”. como são chamados os militares da unidade de elite do Exército Brasileiro: o Comando de Operações Especiais. Ele foi detido no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, após desembarcar para participar de uma formatura em Niterói. Na época, ele estava lotado em Manaus (AM). Com o militar, a PF encontrou um pen-drive contendo um plano, que não chegou a ser executado, para evitar a posse de Lula.
Inicialmente, o tenente-coronel ficou preso no Batalhão de Guardas do Exército, no Rio, mas posteriormente foi transferido para o Comando Militar do Planalto, em Brasília, por decisão de Moraes, para ficar mais próximo da família.
Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Lima também possui MBA em Segurança pela Faculdade Unyleya, especialização em Segurança e Defesa Nacional pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além de ter concluído cursos internacionais, como o Stage de Sécurité des Hautes Personnalités, na França, e o curso de Fuerzas Especiales, na Colômbia.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário