Conecte-se conosco

Brasil

É #FAKE publicação que diz que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos

Título não deixa claro que texto se refere a um estudo com projeção para 2060. Governo federal afirma que publicação é falsa.

e-fake-publicacao-que-diz-que-

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que a idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos. É #FAKE.

Posts em redes sociais que se espalharam a partir de 21 de abril de 2025 têm o título de uma publicação que imita a aparência de um jornal contendo a expressão: “Idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos”.

Eles são acompanhados de mensagens que atribuem a decisão ao governo Lula. Uma delas diz: “Parabéns aos eleitores do Lula! Vocês conseguiram: agora a idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos”. Uma dessas publicações chegou a mais de 360 mil visualizações.

Por que a mensagem é falsa?

O título da publicação mentirosa omite que o texto a ela relacionado aborda apenas um estudo do Banco Mundial. Segundo essa análise, se nenhuma mudança for feita nas regras atuais, a idade mínima para se aposentar pode subir para 72 anos em 2040 e chegar a 78 anos em 2060. Ou seja, trata-se apenas de uma projeção.

Procurado pelo Fato ou Fake, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) confirmou ser falso o conteúdo viral que não cita o estudo do Banco. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República também alertou que a alegação é mentira e que não houve qualquer anúncio do governo federal de que a idade mínima para aposentadoria será de 78 anos.

O INSS explica que uma mudança de idade mínima para a aposentadoria é uma decisão que passa por várias etapas. Só poderia ser aprovada no contexto de uma reforma da Previdência, com votação no Legislativo, supervisão do Judiciário e sanção do Executivo, seguindo todos os passos que validariam essa ação.

“No momento, não tem nada de aposentadoria com 78 anos de idade”, explica o advogado José Sodero, membro da comissão de direito previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo.

“O que às vezes tem é uma projeção com relação à taxa de sobrevida do brasileiro. Conforme vai subindo, a taxa de sobrevida pode ser um parâmetro para aumentar a idade mínima para aposentadoria. Mas não há nada concreto. Por enquanto, é uma projeção absurda, sem qualquer relevância. Por hoje é fake, não existe isso. Obviamente que há projeções, isso tudo é possível fazer para 2060, para 2070, mas não é o caso agora”, afirma o especialista.

Desde que a reforma da Previdência foi aprovada em 2019, parte das regras para se aposentar mudam todo ano para um determinado grupo de contribuintes. Veja o que muda nas regras de aposentadoria em 2025.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =